DECLARAÇÃO

Faltam poucos dias para o prazo final de entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2022, que encerra na próxima terça-feira, dia 31. Quem perde o prazo paga multa e fica sujeito a algumas restrições. Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.
Você sabia que, de acordo com a Constituição Federal, o Imposto de Renda deve obedecer aos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei?
Ao imposto de renda aplicam-se diversos princípios constitucionais, destacam-se como os mais importantes, o princípio da generalidade e da progressividade. “O princípio da generalidade dispõe que o imposto de renda deve ser cobrado de todas as pessoas, respeitado o princípio da capacidade contributiva, excetuados os casos de isenção, que devem ser justificados pela legislação”, explica a advogada Luciana Pinheiro.
“Já o princípio da progressividade, determina a existência de diversas alíquotas para o Imposto de Renda, de acordo com a faixa de renda do contribuinte, para que assim, o valor à ser pago a título de imposto de renda possa variar de acordo com a base de cálculo e da alíquota. Ou seja, quanto maior a renda, maior será a base de cálculo do tributo e, maior será a alíquota sobre ela incidente para que o contribuinte possa pagar”, completa a especialista.
A Constituição Federal estruturou o imposto de renda como imposto pessoal, geral, universal e progressivo, características que devem ser conjugadas com os demais princípios constitucionais.
Ao todo, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações este ano, o mesmo número de documentos recebidos em 2021. Até as 11h de segunda-feira,23, último balanço divulgado pelo fisco, 9 milhões de contribuintes ainda não tinham entregado o documento.
Lotes de restituição
De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:
31 de maio;
30 de junho;
29 de julho;
31 de agosto; e
30 de setembro.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.