Literatura

Livro de super-heróis amazônicos lançado em comunidade ribeirinha no Pará ganha versão em inglês

Tradução para a língua inglesa ficou a cargo da Cultura Inglesa. O novo projeto marca a comemoração do Dia do Meio Ambiente.

Lançado em 2017, na comunidade Tapará-Miri, Santarém, no oeste do Pará, a trilogia “Amazon-Guerreiros da Amazônia”,  que narra a saga de jovens super-heróis em defesa da maior biodiversidade do mundo, ganhou uma versão em inglês. A ideia é conscientizar os jovens de outros países sobre a importância de manter a Amazônia em pé.

A tradução e versão feita pela Cultura Inglesa é a grande novidade anunciada agora em junho, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o título “Amazon Warriors”, o conteúdo está sendo testado em várias turmas nas unidades da Cultura Inglesa Ceará, o projeto pedagógico é inédito e desperta o interesse dos alunos pela preservação da Amazônia, além da prática do idioma. A ideia é apresentar o projeto para as demais Culturas Inglesas e escolas no Brasil e, no futuro em escolas no exterior. 

Do português para o inglês

De acordo com a Cultura Inglesa, o processo de tradução de um idioma para o inglês é por fases entre correções, revisões, até chegar na versão final, que dura em média de três ou quatro meses. Primeiro, o professor lê todo o material, compreende, analisa e organiza qual a melhor forma de traduzir, respeitando os regionalismos, os hábitos e a cultura local. 

“É um trabalho minucioso, cheio de detalhes, várias lidas e relidas, para não cometermos nenhum erro e verificar se a formatação está correta, traduzir o glossário e verificar se as notas de rodapé estão corretas também”, explica Evandro Gueiros, diretor da Cultura Inglesa, em Fortaleza.  

Para o criador dos Amazon, Ronaldo Barcelos, essa é uma grande chance de levar a história em inglês para o Brasil e mundo. Chancelado pela Cultura Inglesa, a credibilidade e alcance é ainda maior. 

“Eles podem levar a nossa visão de Amazônia e ajudar na formação de crianças e jovens. A utilização de um conteúdo brasileiro de super-heróis, como projeto pedagógico é certamente uma ação inédita que traz grande alegria e gratidão.” Diz Barcelos. 

Trilogia Amazon

Os três livros contam com dez personagens inspirados em animais da floresta. A história inicia com um encontro dos líderes indígenas momentos depois da colonização do Brasil. Eles criam uma comunidade chamada Amazon que é presenteada pela natureza com armaduras sagradas. Dez crianças e jovens são convocados para usar as armaduras, e cada vez que a floresta entra em perigo os super-heróis entram em ação. 

Projeto Social

Desde 2012, o projeto já distribuiu 25 mil livros na versão impressa, 200 mil livros em PDF e, o desenho animado foi exibido para milhões de crianças no Brasil. 
Em 2018, com apoio do Ministério da Educação (MEC), a série virou desenho animado e foi exibida na TV Escola e gratuitamente nas redes sociais.

Prêmios Internacionais

O projeto social conquistou 13 prêmios nos sete maiores festivais internacionais de publicidade, com destaque: dois Leões no Festival de Cannes na França. Também venceu o prêmio Hugo Werneck, considerado o "Oscar" da ecologia no Brasil, na categoria: Melhor Exemplo em Educação Ambiental.


Tags

Amazônia Literatura Rede Comics Santarém