Cultura
Os participantes têm a oportunidade de vivenciar na prática várias formas de expressão por meio de oficinas de iniciação à fotografia, compreendendo desde noções da caixa mágica, passando pela fotografia artesanal até a fotografia digital; de audiovisual, com produção de vídeos para internet e criação de material para redes sociais; de dança, conhecendo a dança regional, dança contemporânea e de rua, e ainda desenho, pintura, artes circenses, violão popular, teatro, cerâmica, fabricação de instrumentos de percussão com utilização de material reciclável e reaproveitável e práticas de DJ.
Idealizado e coordenado pela produtora Fatinha Silva, que vem desenvolvendo, desde 2013, atuações similares também em outros municípios paraenses tendo alcançado mais de 3 mil pessoas diretamente, ela espera chegar inicialmente a cerca de mil pessoas em Barcarena, entre profissionais e participantes: “o Ciranda promove geração de emprego e renda, uma vez que aquece a economia criativa e o comércio local. Nós contratamos, preferencialmente, profissionais artistas e oficineiros da própria cidade” explica. Ela diz ainda que adquire na cidade-sede o material para as oficinas, material de consumo e promocional.
Além de oportunizar a aquisição de instrumentais de habilidades em linguagens artísticas aos adolescentes e jovens, o que naturalmente facilita um desenvolvimento global e o entendimento sobre a própria cultura, o projeto quer contribuir, ainda, com o processo de inclusão social e com o exercício dos valores de cidadania, sensibilizar os demais setores da comunidade para desenvolver uma consciência coletiva, ampliada, voltada à socioeducação e ambiental, e de valorização da cultura e os agentes culturais locais.
Vale ressaltar que as ações não se restringem ao centro de Barcarena: também as escolas de bairros mais afastados, assim como alguns Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) vão receber oficinas para atender os usuários das unidades e a comunidade do entorno. Patrícia Ventura, coordenadora local do projeto diz que já no 1º semestre, são cerca de 18 unidades envolvidas: “pretendemos fazer chegar as oficinas a todos os interessados, sejam da comunidade escolar sejam da sociedade como um todo“, ela diz.
Uma mostra será produzida ao final do ciclo de oficinas de maneira que público e participantes interajam durante a exposição dos resultados alcançados, em meio a entrega de certificados e apresentações teatrais e musicais, numa grande ciranda onde todos são convidados a atuar e ser agentes de transformação do mundo, como bem fica expresso na logomarca do projeto, que retrata duas crianças interligadas por um pincel, último trabalho do cartunista Biratan Porto, recentemente falecido.
Trabalhando sob a ideia de Paz. Com cultura a gente faz, a produtora Fatinha Silva acentua a importância da retomada das ações presenciais pós pandemia da Covid 19, seguindo sempre as orientações da vigilância sanitária sobre o assunto: “é o momento de voltar a se encontrar, de reconstruir o futuro calcado no respeito, e a arte nos oferece vários caminhos. O Ciranda Cultural vem saudar um novo tempo e viabilizar essa possibilidade, sem perder de vista a segurança e o cuidado com a saúde”, afirma.
Serviço
Projeto Ciranda Cultural
De maio a dezembro de 2022 em Barcarena (PA)
Parcerias: Prefeitura Municipal de Barcarena, Câmara Municipal, SEMED, SEMAS, Fundação Cultural do Pará.
Patrocínio: Grupo Santos Brasil, Wilson Sons e TKE Elevadores por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Associação Namazônia, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo/Governo Federal
Tags
Barcarena cultura
Relacionadas
-
Cultura
Teatro ao Por do Sol começa programação de 2015 contando histórias
A amizade entre o homem e o meio ambiente é o pano de fundo da história “O Castanheiro”, que será contada neste domingo (4), abrindo a programação de 2015 do projeto Teatro ao Por do Sol, na Estação d... -
Lançamento
Toni Soares é atração no Conexão Cultura ao vivo
-
Joia do Pará
Designer do Polo Joalheiro é classificada para o concurso AuDITIONS Brasil
-
Cultura
Compositores paraenses inspiram espetáculo de dança na Estação
-
Cultura
Alunos da ETDUFPA participam de oficinas no XIII Festival de Ópera do Theatro da Paz
-
Bicampeonato
Visconde de Souza Franco vence a Gincana Literária pelo segundo ano
-
Grupo do Marajó é atração do Pôr-do-Som desta sexta, 11, na Estação
A atração do Pôr-do-Som desta sexta-feira, 11, vem diretamente do município de Ponta de Pedras, no Marajó. O grupo "Noaruaques" apresenta o espetáculo “Raízes Marajoaras”, a partir de 18h, na orla da... -
Semifinal entre Brasil e Alemanha é a pedida da Estação no dia 8
-
Cultura
Luê retorna à capital paraense com show no Margarida Schivasappa
-
Waldemar Henrique será homenageado em Recital
Maestro, pianista, escritor e compositor brasileiro responsável por músicas de grande sucesso, entre elas Minha Terra e Uirapuru, Waldemar Henrique tornou-se um artista símbolo no Pará. Ao longo de qu...