Desenvolvimento Local

Hidrovias do Brasil lança Relatório de Sustentabilidade 2021

Construído no padrão GRI, relatório traz destaque para iniciativas da companhia focadas em desenvolvimento social local e inovações para redução de emissões Gases de Efeito Estufa, que geram impactos positivos na Amazônia

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas na América do Sul, lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que representa mais um passo na jornada de sustentabilidade da companhia. Construído dentro das normas de relato da Global Reporting Initiative (GRI), está disponível no link. O documento reúne ações e iniciativas que geram impactos positivos no Sistema Norte, que tem operações da companhia no distrito de Miritituba, em Itaituba, e no município de Barcarena.

O grande destaque do relatório é para o principal diferencial competitivo e de sustentabilidade da companhia, a utilização do modal hidroviário, que tem menor impacto socioambiental quando comparado aos modais de transportes terrestre (rodovias e ferrovias). Cada comboio de 25 barcaças utilizado pela Hidrovias do Brasil no transporte de commodities, por exemplo, corresponde a aproximadamente 1.200 caminhões retirados das rodovias, transportando muito mais carga com menos combustíveis e menos emissões.

Segundo o Inventário de Gases de Efeito Estufa Ano Base 2021 da companhia, com dados apresentados no GRI, a companhia evitou, com sua atuação no Norte do Brasil, a emissão de 2.110 toneladas de CO2 equivalente por quilômetro útil por mês. Com a atuação no Corredor Sul (Hidrovia Paraná-Paraguai), a Hidrovias do Brasil evitou outras 2.500 toneladas de CO2 equivalente por quilômetro útil por mês. A empresa também tem avançado em soluções inovadoras para redução de emissões, olhando para questões como mudança da matriz energética e de combustíveis.

Além disso, em 2021, a empresa investiu mais de R$ 4 milhões em iniciativas sociais para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua, no Brasil, Paraguai e Uruguai. Os principais pilares de atuação da companhia em investimento social privado são: Emprego e Renda, Educação e Desenvolvimento Local.

O relatório também lança luz à conclusão do planejamento de sustentabilidade da companhia, com a definição de metas de curto, médio e longo prazo criadas por meio de diretrizes estratégicas, com participação ativa do CEO, Diretoria Executiva e aprovação pelo Conselho de Administração.  As metas também devem impactos positivos na Amazônia e foram publicamente apresentadas em 24/05 e estão disponíveis neste link.

Além das iniciativas voltadas para questões socioambientais, outro destaque do relatório são as ações relacionadas ao ordenamento territorial, que incluiu o investimento em obras de infraestrutura nos municípios onde a companhia atua. Em 2021, a Hidrovias do Brasil investiu mais de 1 milhão de reais para manutenção e melhoria de pontos estratégicos da Transportuária, que é uma via importante de acesso à Estação de Transbordo de Carga em Itaituba. Já no município de Barcarena, a empresa investiu 5 milhões de reais em obras de recuperação de, aproximadamente, 8 km de via que dá acesso ao Terminal de Uso Privado e a comunidades vizinhas ao empreendimento.

Matriz de Materialidade em Sustentabilidade

Todo o relato das ações de sustentabilidade da Hidrovias do Brasil se baseia em uma matriz de materialidade construída olhando para temas prioritários e com impacto direto no negócio. São 13 tópicos agrupados em seis grandes temas: Gestão socioambiental e territorial; Mudanças climáticas e nossa contribuição; Cuidando da cadeia de valor; Desenvolvendo pessoas; Saúde e segurança dos colaboradores; Prosperidade econômica e Ética e transparência.

Sobre a Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, em toda a América do Sul. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. Para estas operações, foram investidos R$2,2 bilhões na região, que tem capacidade de movimentar cerca de 7 milhões de toneladas de grãos por ano. Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Saiba mais em: www.hbsa.com.br


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