TURISMO
O terceiro domingo de julho foi de praia lotada no Caripi, a mais procurada por banhistas locais e visitantes de outros municípios da região. Desde às 4h da manhã, agentes do Demutran iniciaram o controle de acesso de veículos e abordaram cerca de 80 ônibus de turismo.
As fiscalizações ocorreram em pontos de entrada do município até às 11h.
"Apenas 41 veículos estavam cadastrados, com a autorização da nova lei de cadastramento para as praias de Barcarena", informou o Demutran.
Quem não tinha autorização, teve que voltar para a cidade de origem.
O Demutran informou também que o acesso ao Caripi teve que ser interrompido, por volta do meio-dia, "pelo grande fluxo de veículos na parte interna". Com isso, os banhistas estacionaram os carros no estacionamento externo e puderam entrar a pé na praia. Entre 8h e 18h, 1.200 carros de passeio tiveram acesso ao balneário.
O policiamento ostensivo na orla do Caripi foi reforçado para garantir a segurança das pessoas. Equipes dos Bombeiros e servidores das secretarias municipais também atuaram na praia para manter a ordem e a limpeza do local mais frequentado de Barcarena no veraneio.
CRIANÇAS – De acordo com informações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, cinco crianças se perderam dos pais na praia do Caripi neste terceiro domingo das férias. Todos foram encontrados e devolvidos aos responsáveis.
Além das crianças que se perderam, os agentes de segurança registraram uma ocorrência de crise alérgica, uma de pressão alta, um afogamento e um caso de briga. Equipes do Meio Ambiente fizeram um trabalho de distribuição de sacos para a coleta de lixo de mesa a mesa.
A prefeitura de Barcarena, através de sua página oficial no facebook, diz que não vem medindo esforços para garantir um verão mais seguro para todos, envolvendo ações do Grupo de Fiscalização Integrada do Município - GFIM, com a participação da Secretaria Executiva Municipal de Segurança Trânsito e Defesa; com o apoio do Demutran; das polícias Civil e Militar do Estado; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Assistência Social; Saúde (com um trabalho intenso de da Vigilância Sanitária fiscalizando os estabelecimentos do Caripi que trabalham com com comercialização de alimentos); Meio Ambiente; Cultura e Turismo; Trabalho e Emprego, Indústria e Comércio; e Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas - DFOP. O que mobiliza centenas de servidores, em vários turnos, diariamente.
Além das fiscalizações no acesso à praia, evitando o uso de garrafas de vidro e objetos perfuro cortantes, a prefeitura de Barcarena promove orientações relacionadas às violações de direitos, como o trabalho infantil, prevenção de riscos de afogamento e conscientização da proibição do uso de cerol (pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barcarena) e também de temas relacionados à sustentabilidade.
As ações do verão serão intensificadas ainda mais a partir da próxima semana como o início das atrações musicais do Festival de Verão no Caripi.
Fonte: Portal do Carlos Baía
Tags
Amazônia Barcarena
Relacionadas
-
AMAZÔNIA
Floresta Estadual do Paru, em Almeirim, será elevada à categoria de Proteção Integral
-
AMAZONAS
Dança contemporânea, folclórica e música popular na agenda do teatro Amazonas em agosto
-
inscrições abertas
Seguem abertas as inscrições para os “Diálogos Amazônicos”, evento internacional em Belém
-
AMAZONAS
Mais de R$ 1,5 milhão em fomento para agricultores de Manacapuru (AM)
-
MATO GROSSO
Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até segunda-feira (24)
-
CÚPULA DA AMAZÔNIA
Inscrições abertas para atividades e participação nos Diálogos Amazônicos
-
RORAIMA
Roraima apresenta roteiros no 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa Regional de Turismo
-
MÚSICA
Sandra de Sá faz show gratuíto em Ananindeua no próximo dia 24
-
Eleição
Renato Ogawa e Cristina Vilaça unem forças para concorrer à prefeitura de Barcarena
-
Empregos
Alubar: Nova oportunidade de emprego em Barcarena