Religiosidade

O Terreiro Recanto dos Orixas e Mão Mariana realiza, nos proximos dias 23 e 24 de julho, a 12ª Festividade em Homenagem à Cabocla Mariana, na sede da Casa, localizada no bairro do Itaiteua, no distrito de Outeiro, em Belém, Este ano, o festejo de matriz africana oferta serviços à comunidade, em parceria com o coletivo de feminismo negro e LGBTQIA+ Sapato Preto, Defensoria Pública do Pará, Secretaria de Estado de Saúde Pública e mais.
A cabocla Mariana é uma entidade espiritual bastante cultuada em religiões de matriz africana do Norte e Nordeste do Brasil, como é o caso do tambor de mina, fé com muitos adeptos em estados como o Pará e o Maranhão. No Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, a guia espiritual trabalha através de Mãe Suely de Iansã, ialorixá da Casa, que promove o evento afrorreligioso há 12 anos, tempo de funcionamento do templo.
“A minha redação com a Mãe Mariana começou há muito tempo atrás, antes da abertura da Casa. Costumo dizer que vem da ancestralidade. O que posso dizer é que, na minha vida, ela é tudo, é a mae que nos piores momentos me levantou, nunca me abandonou. Nos melhores momentos, ela tambem está. Tudo que eu passo, ela está do meu lado, segurando a minha mão”, conta a Mãe Suely, sobre sua história com a cabocla.
No sábado (23), um dia antes do tambor em homenagem à cabocla, será realizada uma ação social direcionada, sobretudo, às comunidades do Outeiro. Em parceria com o coletivo de feminismo negro e LGBTQIA+ Sapato Preto, Defensoria Pública do Pará, Secretaria de Estado de Saúde Publica e mais, o terreiro oferece serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, espaço crianca e serviços estéticos.
“A cabocla Mariana ajuda todas aquelas pessoas que batem na porta dela. As pessoas doentes, as pessoas que sofrem de uma dor espiritual. Todos os sofrimentos, a mãe Mariana está ali auxiliando, independente de classe social, cor, gênero ou orientação sexual. Então, nada mais justo que na festa em sua homenagem, a comunidade seja a grande beneficiada”, conclui a sacerdotisa.
Serviço: 12º Festejo em Homenagem à Cabocla Mariana
Programação: Ação Social - 23 de julho (sábado) - 9h às 14h
Serviços de saúde: aferição de pressao arterial e verificação de glicemia, consultas médicas, distribuição de preservativos;
Balcão de direitos: emissão de documentos e atendimentos jurídicos;
Cadastro para tarifa social da Equatorial Energia;
Espaço Criança: pula pula e pinturas artísticas;
Serviços estéticos: penteados com trança, corte de cabelo e limpeza de pele
Tambor para a Cabocla Mariana - 24 de abril (domingo) - 17h
Endereço: Travessa Evandro Bona, Nº 3380 - Itaiteua (Outeiro)