Direitos Humanos

O grande encontro acontece em Belém do Pará, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e o primeiro ato é de comunhão e comemoração com a tradicional marcha dos movimentos de mulheres, quilombolas, ribeirinhos e povos originários, entre outros, que na tarde do dia 28 vão percorrer o centro histórico da cidade. Confira a programação.
VINTE ANOS DE HISTÓRIA
O Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) surgiu, em 2001, no âmbito do Fórum Social Mundial, para lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. O encontro bienal é um espaço de articulação para a incidência e a resistência política e cultural frente a um modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal. Após vinte anos, consolidado como um processo em permanente movimento, o Fospa se estrutura hoje com inúmeras redes atuantes nas causas do meio ambiente e dos direitos humanos, e tudo que implique o direito de ter direitos. Tem a responsabilidade de preservar e criar ferramentas capazes de, em escala global, fazer avançar o respeito aos povos amazônicos e à natureza.
Neste percurso, precedendo o X Fórum, crescem os pré-fóruns realizados nos países da Pan-Amazônia, realizados com amplas mobilizações envolvendo iniciativas de ação, encontros sem-fronteira. Caravanas fluviais e terrestres que já se movimentam rumo à Belém.
CASAS DE SABERES E SENTIRES
Na programação, as Casas de Saberes e Sentires, espinha dorsal do Fospa, são espaços temáticos inspirados nas Casas Centrais construídas dentro das comunidades indígenas, onde são realizados, entre outras atividades, os encontros dos anciãos da aldeia, festas, cerimônias e rituais sagrados. Para os indígenas, as casas representam o Universo: o solo é a Terra e os pilares, as montanhas, que sustentam o Céu.
Em um total de cinco, as Casas de Saberes e Sentires reúnem movimentos, articulações e povos de toda a Pan-Amazônia. São elas: Casa do Bem Comum, Casa dos Povos e Direitos, Casa de Territórios e Autonomia, Casa da Mãe Terra e Casa de Resistência das Mulheres. Em paralelo, além dos debates/rodas de conversa, estão inscritas e programadas nas Casas as “atividades autogestionadas”, promovidas por entidades e movimentos.
Esse amplo arco político, étnico e cultural é a base para a construção das reflexões e conclusões que estarão na “Carta de Belém”, documento final a ser consolidado na plenária do dia 31 de julho e que servirá de base para novos saltos de qualidade no enfrentamento da violência.
CASA DOS GRANDES EVENTOS
O Auditório Benedito Nunes, o maior da UFPA, receberá os participantes de todas as Casas para os Grandes Eventos, em sua maioria de mobilização global.
Em 28 de julho, às 15h, acontece a Cerimônia de Abertura do X Fospa e, em seguida, a Marcha no centro histórico de Belém. Em 29 de julho, às 9h, o Tribunal dos Direitos da Natureza tem início; e, às 14h, o Ato em Homenagem aos Mártires da Amazônia celebra a memória de todos e todas que deram suas vidas em defesa da Amazônia e seus povos, com representantes de diversas religiões, testemunhos, vídeos, canções, e uma caminhada até a orla, que se encerra com o grupo feminino Suraras em uma roda de carimbó. No dia 30, às 9h, Encontro dos Povos Indígenas Pan-Amazônicos e, às 14h, o Tribunal de Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Pan Amazônicas e Andinas, com depoimentos de movimentos e mulheres do Brasil, Equador, Colômbia e Peru. Como juízas deste tribunal, atuarão Graça Costa (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional-FASE/Articulação de Mulheres Brasileiras-AMB); Givânia Silva (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos-Conaq); Concita Sompré (Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará-Fepipa/Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade-Anmiga); Soledad Munõz (Plataforma Dhesca - Argentina); Eliane Brum (jornalista e escritora) e Luz Mary (Indígena-Colômbia).
Finalmente, em 31 de julho, acontecerá o Ato contra o Fascismo, o Autoritarismo, o Fundamentalismo e o Ecocídio conjuntamente com a Cerimônia de Encerramento do X Fospa.
X Fórum Social Pan-Amazônico: Tecendo o esperançar nas Amazônias!
Toda a programação do X Fospa (sujeita a atualizações) e informações de salas e horários das Casas de Saberes e Sentires, das Atividades Autogestionadas, Tendas, Casas dos Grandes Eventos e localização dos espaços no território da UFPA está disponível no site oficial do fórum
Serviço:
X Fórum Social Pan-Amazônico
Data: 28 a 31 de julho de 2022
Local: Belém (PA/Brasil) – Universidade Federal do Pará (UFPA), campus do Guamá.
Redes Sociais
Instagram: @fospaoficial
Twitter: @FospaOficial
Youtube: Forum Social PanAmazônico
Site: https://www.fospabelem.com.br/pt_br/
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.