Dia da Amazônia
A trilogia literária escrita pelo autor Ronaldo Barcelos, ambientada na Amazônia brasileira e que narra a saga de jovens com superpoderes com a grande missão de combater a devastação da maior floresta tropical do mundo, completa 25 anos e acaba de ganhar uma edição especial, exatamente no mês em que é celebrado o dia da Amazônia, 05 de setembro.
A edição comemorativa foi elaborada de forma diferenciada, os três livros estão condensados em um material só, que torna a leitura muito mais instigante e dinâmica. Uma série de ações foi cuidadosamente estruturada para marcar o aniversário dos Amazons, com a exibição dos desenhos animados, dos clipes musicais e a parceria e apoio do Porto Velho Shopping de Rondônia.
Na visão do autor, a educação básica e a valorização dos professores é determinante para virar o jogo na região e a ideia é criar um link de conexão entre o dia da Amazônia e os dias dos Professores. São 40 dias de trabalho e divulgação com diversas ações.
A obra está mais interativa, conectada, muitos recursos visuais inclusive QRcode que direciona para o site, onde o público tem acesso completo a fotos, vídeos e muito mais. Nas páginas finais, o material conta uma vasta linha do tempo, os “extras”, com todas as informações desde o início da empreitada, passando por momentos importantes da trilogia. O intuito é aproximar tanto o aluno, quanto o educador da temática ambiental brasileira, é fazer com que cada um faça sua parte.
Vinte e cinco anos
Em duas décadas e meia de vida, tanto a história como a forma de apresentar o livro e temática às crianças e adolescentes passaram por várias reformulações, atualizações, introdução de temas importantes, bem como os avanços nas questões ambientais.
De acordo com Ronaldo Barcelos, a cada livro vendido, um exemplar será doado para uma escola pública. “Dedicamos uma parte do livro, os extras para os pais e professores conhecerem o projeto e saberem onde podem acessar e baixar gratuitamente todo o nosso conteúdo produzido.
Lançamento
O lançamento da edição comemorativa de 25 anos está programado para o dia 12 de outubro, na livraria Leitura, no Porto Velho Shopping, em Rondônia. O evento contará com uma tarde de autógrafos com Ronaldo Barcelos, que vai falar sobre o trabalho desenvolvido especialmente para o projeto. A editora e o autor já vão doar 350 livros para Secretária de Educação Municipal distribuir para as 141 escolas da cidade.
O objetivo do autor é percorrer escolas, cidades e outros estados da Amazônia com a divulgação do livro, incentivando o cuidado com a natureza e os povos da floresta.
Entreter e Conscientizar
A maior missão dos Amazons é pautada na educação, pois é o verdadeiro e mais forte poder para mudar realidades na Amazônia, no Brasil e em todos os locais do mundo onde ainda existe pobreza e miséria. Ao incentivar a leitura, o respeito à floresta Amazônica com tantas informações reais, mas de forma lúdica, gera-se diversão e educação. O conteúdo desperta valores importantes, amor pelo meio ambiente e, consequentemente, responsabilidade pela conservação.
Carbono neutro
A edição comemorativa de vinte e cinco anos também será Carbono Neutro. Desde 2013, o projeto faz parte do Programa de Carbono Neutro, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), que compensa energia elétrica, quantidade de papel, tinta, impressão e demais itens do processo de produção que emitem carbono com o plantio de árvores nativas na Reserva do Uatumã, no leste do Amazonas. A obra é a primeira trilogia literária Carbono Neutro do Mundo!
Projeto Social
Desde 2012, o projeto já distribuiu 25 mil livros na versão impressa, 200 mil livros em PDF e, o desenho animado foi exibido para milhões de crianças no Brasil. Em 2018, com apoio do Ministério da Educação (MEC), a série virou desenho animado e foi exibida na TV Escola e gratuitamente nas redes sociais.
Sobre a trilogia
Na Amazônia existe uma história contada pelos caciques de geração em geração, que, para os indígenas mais novos, não passa de uma lenda. A lenda Amazon! Há 500 anos, com a invasão das Américas e a percepção de que seria impossível vencer o homem branco com suas armas, embarcações e cavalos, os caciques da Amazônia se reuniram e decidiram enviar para um local secreto da floresta, representantes de todas as etnias.
Eles viveram isolados por muitos e muitos anos em harmonia com a natureza e catalogaram todo o conhecimento no Livro Sagrado. Com isso, os Seres da Floresta os presentearam com a “Flor do Sol”, um cristal mágico que gerou dez armaduras com poderes de animais da região.
O Dr. Zach, o vilão da história, grande devastador e explorador ilegal da floresta, tomou conhecimento da lenda Amazon e, com a intenção de ficar rico e dominar o mundo, iniciou uma busca insana para encontrar a cidade secreta, roubar o Livro Sagrado e a Flor do Sol. Começou uma corrida contra o tempo para salvar a floresta da devastação.
Você não pode fugir de seu destino!
Tags
Amazônia Dia da Amazônia Projeto Social Rede Comics
Relacionadas
-
MATO GROSSO
Expositores podem se inscrever até sexta-feira (6) para participar da Feira de Afro Empreendedorismo Criativo
-
ACRE
Secretaria de Meio Ambiente e Imac enviam especialistas para investigar mortandade de peixes no Rio Amônia
-
ACRE
Acre participa da 15ª edição da Semana do Clima em Nova York
-
AMAZÔNIA
Ecóloga paraense defende fortalecimento de comunidades da Amazônia
-
CÚPULA DA AMAZÔNIA
Inscrições abertas para atividades e participação nos Diálogos Amazônicos
-
AMAZÔNIA
Amazônia tem redução de 33% em áreas sob alerta de desmatamento
-
MATO GROSSO
Sema-MT reforça equipe para fiscalização contra desmatamento ilegal no mês de julho
-
PARÁ
21ª Semana Nacional de Museus começa nesta terça-feira (16)
-
ACRE
Acompanhamento pedagógico fortalece o ensino médio no Acre
-
TURISMO SUSTENTÁVEL
Artesão acreano concorre a prêmio internacional de histórias para o desenvolvimento do turismo sustentável