CARTA AMAZÔNIA

Podcast destaca os Projetos de Lei anti-Amazônia que tramitam no Congresso

O episódio aborda os diversos PLs que flexibilizam a proteção ambiental na região. Entre eles, o projeto que prevê a retirada do Mato Grosso da Amazônia Legal

Segundo um levantamento realizado pelo site de jornalismo ambiental “o eco”, a maioria dos parlamentares dos estados que compõem a Amazônia Legal não está preocupado em proteger a floresta. A reportagem avaliou como votaram os deputados federais dos nove estados amazônicos nas cinco principais propostas de flexibilização das leis socioambientais atualmente em tramitação no congresso. O resultado revelou que a maioria dos parlamentares que representam a região votam contra o meio ambiente.

O assunto é  tema da 8ª edição do podcast Carta Amazônia, projeto de jornalismo independente, realizado em parceria com a plataforma Rede Pará e com o apoio do programa Diversidade nas Redações, iniciativa promovida pelo laboratório de jornalismo Énois. 

O episódio destaca os diversos Projetos de Lei que flexibilizam a proteção socioambiental na região. Entre eles, o PL do deputado Juarez Costa, do MDB do Mato Grosso. O projeto prevê a retirada do Mato Grosso da Amazônia Legal, com o argumento de que hoje as regras ambientais são rígidas e limitam as áreas de produção. A proposta, que começou a tramitar em Brasília em fevereiro deste ano, tem gerado polêmica entre os parlamentares e órgãos de defesa do meio ambiente.

O programa conta com a participação de Herman Oliveira, secretário executivo do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), que destaca o contexto e consequência desse tipo de Projeto de Lei. 

Amazônia de Pé - Além disso, o episódio também recebe Gabrielly Santana, articuladora regional da campanha "Amazônia de Pé”, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que tem feito a diferença em relação à proteção das florestas. O projeto “Amazônia de Pé” segue na contramão dos PLS anti-Amazônia em pauta no Congresso e cobra do governo federal a proteção das florestas públicas não destinadas.

Confira a oitava edição do podcast Carta Amazônia, disponível no seu tocador preferido: 

Spotify
YouTube
Amazon Music

 


Tags

Amazônia Carta Amazônia Congresso Federal Desenvolvimento Mato Grosso MDB meio ambiente ONG podcast política Projeto de Lei