Desenvolvimento

Mineração gera perspectiva de empregos e desenvolvimento sustentável no Pará

“Uma mineração para pessoas” é o tema central do Simineral ON de setembro

Geração de empregos, desenvolvimento sustentável, incentivo à cultura local. Essas são algumas das iniciativas que permeiam as atividades praticadas pela indústria mineral no Pará. Para ilustrar esse cenário levando informação para a população, a edição de setembro do Simineral ON, disponível nesta quinta-feira (15), trata sobre “Uma Mineração para as pessoas”.

O Presidente do Simineral, Guido Germani, a edição traz informações que possibilitam a compreensão global de como a indústria mineral se desenvolve no primeiro semestre deste ano. “Como divulgamos em nosso Boletim Mineral, o Pará é um dos maiores exportadores de minérios do país. Isso mostra a importância e a grandiosidade das atividades desenvolvidas na região, trazendo mais possibilidade de investimentos nos municípios, novas empresas para atuação local, desenvolvimento de pessoas e geração de empregos. Essa é mais uma contribuição que o Simineral traz ao público possibilitando a reflexão com base na pesquisa consolidada”, afirmou

De acordo com o Boletim Mineral, para cada um emprego direto gerado na indústria extrativa, cerca de 13 empregos indiretos são gerados ao longo de toda cadeia de produção associada à atividade. No estado do Pará se observa que nos últimos 12 meses de informações divulgadas, de junho de 2021 a janeiro de 2022, os movimentos de crescimento da indústria geral acompanharam a evolução de alta no setor extrativo.

Celebrando o mês da Amazônia, algumas iniciativas de mineradoras para auxiliar na preservação da floresta amazônica também englobam o fomento na construção sólida de uma mineração pautada no benefício das pessoas. É o caso da Hydro, que declarou que, dentre as suas iniciativas, lançou suas ambições em sustentabilidade com foco em 3 pilares: Clima, Meio Ambiente e Sociedade. A ambição global da empresa é produzir alumínio com baixo teor de carbono e atingir a marca carbono zero até 2050.

Destacando o melhor da nossa cultura gastronômica legítima da Amazônia, a Vale valoriza como a culinária está presente nos sabores regionais na série “Receitas da Floresta”, que é produzida pela mineradora. A chef carioca Kátia Barbosa visita comunidades que têm no manejo sustentável e na agricultura familiar a sua principal fonte de subsistência. E mostra, também, a importância da conservação da floresta por meio das ações ambientais desenvolvidas pela mineradora. 

Simineral ON

O Simineral ON é uma plataforma mensal multimídia disponibilizada de forma online. O público em geral pode ter acesso a notícias com dados atualizados e relevantes sobre a mineração no Pará, disponibilizando conteúdos em diferentes formatos. A edição está disponível pelo site https://simineral.org.br/simineral-on


Tags

Empregos indústria Simineral