Agropecuária
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) completou 20 anos no dia 17 de setembro de 2022 celebrando conquistas para o setor produtivo. São duas décadas de atuação do Serviço Veterinário Oficial (SVO) do Estado do Pará garantindo a qualidade dos produtos agropecuários com preservação do meio ambiente e competitividade nos mercados local, nacional e global. Atualmente, a Agência paraense é considerada pelos seus pares uma referência nacional quando se trata de defesa agropecuária.
A Adepará possui a missão de garantir a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio do estado do Pará. Suas ações estão alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), com os do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e, principalmente, aos dos produtores rurais.
Investimentos
Em 2021, a Agência contabilizou inúmeras conquistas do ponto de vista administrativo, operacional e técnico. Foi instituído o programa Adepará 100% Digital, que disponibilizou acesso à internet em todas as unidades e permitiu ao produtor a possibilidade de emitir documentos oficiais de sua residência. Foi conquistado o SISBI-POA, serviço de inspeção estadual equivalente ao serviço de inspeção federal, que possibilita a comercialização dos produtos de origem animal em todo território brasileiro, aumentando a geração de emprego, renda e arrecadação estadual. Em paralelo, o Selo Arte do MAPA, que também possibilita a comercialização dos produtos artesanais, de pequenos produtores rurais por todo Brasil.
Outro marco nesse ano foi a renovação da frota, com a aquisição de 105 novas caminhonetes, possibilitando mais atendimentos, com mais agilidade e dignidade. Hoje, são quase 500 veículos, entre automóveis, lanchas e motos, indispensáveis para auxiliar e reforçar as ações e fiscalização agropecuárias por todo os municípios do interior. Os investimentos fazem parte do plano de reestruturação da Agência e garantem um serviço de qualidade ao produtor rural.
Também são destaques: aquisição de equipamentos de informática; reforma predial da Agência Sede e mais de 20 unidades, proporcionando mais conforto aos servidores e melhor atendimento ao público; criação do Siviagro, sistema responsável pela consolidação das informações técnicas, que fortalece o serviço de defesa sanitária.
Em relação à febre aftosa, a Adepará alcançou o índice de cobertura vacinal acima de 98%, em um estado com rebanho superior a 23 milhões de cabeças de gado, que atingiu o ranking de 3º maior do país. “Também atuamos fortemente com o Grupo Gestor do Plano Estratégico para a retirada da vacina, para que em um futuro próximo o Pará possa receber a certificação de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, informa o diretor geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.
Outra conquista foi a disponibilização de uma pós-graduação lato senso em conjunto com a Universidade Federal Rural da Amazônia e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. “Também proporcionamos treinamento e educação continuada aos servidores, além disso atuamos em conjunto com o governador, os legisladores e o setor produtivo na melhoria salarial e na sua maior reivindicação: o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração, concretizado com o Decreto Estadual regulamentando a progressão salarial., porque também pensamos em nosso maior patrimônio, nossos colaboradores”, pontua Macedo.
História
Criada em 17 de setembro de 2002, através da LEI Nº 6.482, a Adepará é uma autarquia, vinculada à Secretaria Especial de Estado de Produção, com jurisdição em todo o Estado, cuja finalidade é executar a política de Defesa Agropecuária. Em 2004, o primeiro concurso público contratou os primeiros fiscais estaduais agropecuários, médicos veterinários, engenheiros agrônomos e engenheiros florestais. Em 2004, foi instituída no Pará a defesa sanitária animal, envolvendo o conjunto de medidas que vão desde a formulação de políticas e estratégias de atuação até a prática específica de ações técnicas e administrativas. Tais medidas são necessárias para a manutenção da saúde animal e preservação dos interesses da economia estadual e da saúde pública, observando-se as políticas de conservação do meio ambiente.
Referência
Hoje, a Agência está presente nos 144 municípios, em 177 postos de atendimento. São 20 gerências regionais e 157 unidades administrativas, sendo 61 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSAs), 96 escritórios de atendimento à comunidade. Há ainda, 24 postos de fiscalização agropecuária, em pontos geográficos estratégicos do território que garantem a segurança dos produtos que entram e saem do Estado.
A Adepará também está presente nas Feiras Agropecuárias, que possibilitam a formação profissional por meio de cursos, oficinas, palestras e vitrines tecnológicas. São ambientes favoráveis para concretização de negócios e financiamentos, exposição de novas tecnologias, maquinários agrícolas e animais.
Esses eventos conectam a cadeia do setor produtivo e aproximam a sociedade ao dia a dia do produtor rural. São, portanto, oportunidade ímpar na formação de network robusto e promissor, resultando no fomento do agronegócio paraense. Logo, a Agência apoia as Feiras Agropecuárias, celeiros de conhecimento e difusão de novas tecnologias, que convergem com o seu objetivo de tornar os produtos paraenses cada vez mais competitivos.
O diretor geral Jamir Macedo informa que para 2023, os esforços são no sentido de estruturar cada vez mais a Agência para fortalecer as ações, buscando ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários, com a preservação do meio ambiente e com competitividade nos mercados regional, nacional e global.