Posse - ACP

Associação Comercial instala Câmara Setorial de Comunicação e Marketing no Pará

A nova câmara setorial pretende fortalecer o setor produtivo da comunicação por meio da educação empreendedora, conexão de oportunidades, banco de talentos e construção de uma Rede de Negócios na ACP-PA

O jornalista, empreendedor, consultor de marketing, gestor de negócios e diretor do Núcleo de Produção e Entretenimento do Grupo Liberal, Igor Fonseca, tomou posse como coordenador da Câmara Setorial de Comunicação e Marketing da Associação Comercial do Pará juntamente com 19 membros associados da ACP na última terça-feira, 11 de Outubro, na sede da instituição ACP na Av. Presidente Vargas, em Belém. 

Igor Fonseca explica que a Camara Setorial de Comunicação e Marketing da Associação Comercial do Pará possui o intuito de fortalecer o empresariado paraense e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva da comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, assessoria de imprensa, relações públicas e afins. "Por meio da educação empreendedora, conexão de oportunidades, criação de banco de talentos, coorporativismo empresarial e construção de uma rede de negócios dinâmica e antenada, pretendemos unir e gerar economia criativa neste setor tão importante para toda sociedade e para os desenvolvimento de negócios e oportunidades na Amazônia", afirmou o coordenador Igor Fonseca.

A Câmara é composta por 20 membros associados da ACP e possui o desafio de estreitar a relação entre os associados, empresas de comunicação e profissionais liberais com a realização de treinamentos, debates, workshops, eventos multisetoriais e uma atualização do mapeamento de agências de comunicação, produtoras de vídeo, assessorias de imprensa, empresas de marketing digital, além de profissionais liberais autônomos, como: fotógrafos, editores, designers, social medias, promotores de tráfego, profissionais de mídia e comunicólogos num geral será realizado com a instalação da Camara Setorial de Comunicação e Marketing na ACP-Pará. 

O evento de posse dos coordenadores e membros da nova CS da ACP contou com a presença do pós-doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura, Agenor Sarraf, que palestrou sobre o Tema: “Comunicação, Marketing & Educação Empreendedora para o Desenvolvimento de Negócios na Amazônia”. 

De acordo com Sarraf, o empreendedorismo é um chave que oferece novas oportunidades para o cidadão se desenvolver. “A educação empreendedora hoje, mais do que nunca, é necessária para a vida humana, seja para você que quer abrir um negócio no futuro ou não, mas acima de tudo para que o cidadão conheça o mundo que você vive. E hoje já é lei nacional, já é assunto da Base Nacional Comum Curricular. Para mim, a educação empreendedora ajuda, não só no desenvolvimento do empreendedor, mas no desenvolvimento pessoal. Quando você acessa a áudios, leituras e evento, esses conteúdos e todo esse repertório de saberes ajudam a aprender e a se resolver no dia a dia e são saberes que vem não somente da sabedoria científica, mas da experiência vivida. Afinal, qual é o saber que resolve a tua vida diária? É aquele saber prático e a educação empreendedora prima por isso”, explica o professor. 

A Associação Comercial do Pará completou, neste ano, 203 anos de fundação. Para o Presidente de Câmaras Setoriais da Associação Comercial do Pará, Reginaldo Ferreira, o trabalho bicentenário e multissetorial da ACP permite, desde a década de 90, que empresários tenham acesso a ambientes especializados dentro da associação. "Nós criamos as câmaras setoriais para que empresários de uma área de atividade conversassem com um colega de sua mesma área e discutisse seus problemas e buscasse soluções. E funcionou muito bem e funciona até hoje. Então a ideia é nós sermos bem dinâmicos nisso, seguindo as necessidades do mercado e, acima de tudo, a necessidade dos empresários. Nós existimos para atender à necessidade deles", afirmou. 

A instalação da Câmara Setorial de Comunicação e Marketing é uma novidade que promete beneficiar tanto o setor empresarial, quanto a própria ACP, como destaca o Vice Coordenador da Câmara, João Paulo Tavares. "Eu acredito que a comunicação e o marketing são meios de chegar mais próximos do empresário e eu estou falando em relação a ACP, ou seja, mais próximo do empreendedor. Por isso, eu acredito que câmara facilita a comunicação entre a presidência e o empresário que está ali do outro lado. Então, a necessidade hoje é muito grande porque nós precisamos de uma certa velocidade na comunicação para que as coisas aconteçam. Por isso, eu acredito que a câmara é de suma importância para que venham ser criadas outras câmaras.

A, também, Vice Coordenadora da Câmara Setorial de Comunicação e Marketing, Jamile El Husny, revela que já existem planos para fomentar esse setor. "A princípio nós pensamos em palestras, reuniões, e workshops para criar ambientes favoráveis para o negócio e, também, para o acesso à informação para esses empresários locais. E já existem estratégias de marketing e comunicação que podem contribuir para o crescimento do empresariado paraense", revela.  

Segundo a Vice-presidente da Câmara Setorial da ACP, Suely Margalho, o trabalho interno da nova Câmara Setorial será de suma importância. "Essa câmara de comunicação e marketing vai nos ajudar a divulgar nossas ações e nortear a comunicação entre as demais câmaras setoriais. Muitas destas câmaras querem fazer suas publicações, só que dentro da ACP, que é uma casa muito tradicionalista, nós temos que ter cuidado e zelo. E foi justamente pensando nesse cuidado que nós decidimos instalar essa câmara e assim nós fortalecemos, não só as demais câmaras como também o empreendedorismo de modo geral". 

"A Amazônia necessita de uma comunicação efetiva sobre seus produtos, mercadorias e serviços que aqui são disponibilizados, seja para o público interno ou para exportação nacional e internacional. E nós iremos estruturar uma rede de comunicação com banco de talentos, com capacitação de mão de obra e geração de oportunidades", explica Fonseca. 

Igor destacou ainda a importância da palestra ministrada pelo professor Agenor Sarraf. "Ter a oportunidade de ver e ouvir a palestra do professor, que é um mestre na educação, e que trouxe de fato um assunto raiz pra todos nós empreendedores, nos faz entender e acreditar que somente o desenvolvimento pessoal vai nos fazer crescer profissionalmente e alavancar nossos negócios", conclui o jornalista.


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