BELÉM VACINADA

Escola municipal recebe ação de vacinação para atualização da caderneta dos estudantes

Vacina para crianças e pais conscientizados. Esta é campanha de vacinação iniciada na manhã desta terça-feira, 18, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Satélite, ação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).  

“É preciso quebrar os tabus do negacionismo promovido pelas fake news repassadas via redes sociais. Estamos fazendo um trabalho de conscientização com as crianças, que levam esse conhecimento para a família. Antes da campanha, realizamos palestras educativas com os pais dos alunos. As crianças aprendem que precisam ser vacinadas para a prevenção e não ficar doente em casa”, explica a diretora da Unidade de Saúde Satélite, Dilk de Oliveira.

Atraso vacinal

Durante o cadastramento realizado na escola foi observado que as carteiras de vacinação das crianças matriculadas apresentavam atrasos no calendário vacinal. No mês de setembro, a escola localizada no bairro Satélite registrou um número alto de contágio por gripes e resfriados, o que afastou 40% dos alunos. 

Odiléia Silva, manicure no Bairro do Tapanã, levou o filho Artur Silva, de 4 anos, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid 19. “Ele esperneou, mas com a ajuda do enfermeiro, tomou direitinho a vacina. Ele estuda aqui e assim é mais fácil pra todo mundo”, afirma a mãe. 

Laila Modesto, também de 4 anos, recebeu certificado de imunização ao ser vacinada com as doses de DTP (difteria, tétano e coqueluche) e varicela (catapora).  

Hoje, a escola registra 378 alunos e na manhã desta terça-feira mais de 100 crianças foram vacinadas.

Meta

A meta é atingir todos os alunos matriculados. A campanha segue até esta quarta-feira, 19, e se for necessário, haverá vacinação em massa pela manhã e pela tarde para cumprir a meta.  

Além das vacinas que previnem a covid -9, a DTP e varicela, a campanha de vacinação oferece à população os imunizantes influenza, VOP (poliomielite - paralisia infantil), tríplice viral, rotavírus, HPV e doses que protegem contra a febre amarela, raiva humana, e hepatite A e B. 


Tags

Coronavírus