BELÉM VACINADA

Vacinação de bebês e idosos tem boa procura nas unidades de saúde de Belém

A vacinação contra a covid-19 foi retomada em Belém, nesta segunda-feira, 21, e marcada por boa procura por doses dos imunizantes pelos públicos acima de seis meses de idade e acima de 60 anos: para estes, estão abertas a primeira e a quinta doses, respectivamente, em várias Unidades Básicas de Saúde de Belém.

Saúde integral

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, que acompanhou a vacinação destes públicos na Unidade Básica Portal da Amazônia, gostou do que viu:

“A covid tem atingido muito as crianças, na faixa de seis meses a três anos de idade. Então fazer uma vacinação em massa atingindo esse público é a demonstração de responsabilidade da Prefeitura de Belém em garantir a saúde integral da população”, destaca Edilson.

Responsabilidade

A terapeuta ocupacional Maria Regina Almeida levou o pequeno João Vinícius, de dois anos, para ser vacinado contra a covid-19. Ela conta que engravidou ainda na pandemia e considera imunizar a criança contra o vírus uma grande responsabilidade.

“Estava ansiosa pela vacina e com a possibilidade de garantir qualidade de vida para a minha criança. Esse período da pandemia foi muito difícil. E agora me sinto mais segura de poder sair com o meu filho, após a vacina”, ressalta Maria.

Quem também aproveitou a oportunidade para vacinar seu bebê foi a dona de casa Ariane Ferreira. "Poder vacinar o meu bebê é uma grande vitória. Estava muito preicupada com essas variantes do vírus e com o fato de ele ainda não estar protegido".

Reforço

Muitos idosos também compareceram às unidades de saúde para garantir a 5° dose. A servidora pública Sandra Almeida, de 61 anos, conta que tomou a 4ª dose em maio e aproveitou que já está apta e foi logo garantir a 5ª dose.

"O vírus segue circulando e agora com novas variantes. A vacina é uma maneira da gente se proteger e não podemos perder a oportunidade", reforça a servidora.

O aposentado Antônio Nogueira Pinto também aproveitou a oportunidade e, além de garantir a sua vacina, levou a esposa, Maria Liduína de Souza Pinto, para ser vacinada. "Nós devemos agradecer por termos esse benefício da vacina. Estarmos protegidos é o mais importante", afirma Antônio.

Imunização

A vacina contra a covid-19 é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos seis meses de idade.

Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.

Belém também já disponibiliza a quinta dose para idosos, a partir de 60 anos. Este reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.

Avanço

"Nos queremos avançar com a vacinação em Belém. Por isso, abrimos para novos grupos a possibilidade de proteção contra o vírus, mas seguimos reforçando o chamado para que as pesssoas venham completar o seu esquema vacinal, garantindo suas doses de reforço", destaca o secretário municipal de saúde, Mairício Bezerra.

  • Veja onde de vacinar:

- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis);

- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);

- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);

- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);

- Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo).


Tags

Coronavírus