MARANHÃO
Sediado pela primeira vez em uma capital, o Salão de Turismo Rota das Emoções, em sua quinta edição, cumpriu o seu propósito de reunir o trade dos 14 municípios que integram o destino nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, sendo um grande fórum aglutinador de ideias, discussões de estratégias, promoção do roteiro, sustentabilidade dos empreendimentos e negócios, capacitação empreendedora e acesso a mercado, que aconteceu de 17 a 19 de novembro, no pavilhão de exposições do Multicenter Negócios e Eventos, na capital maranhense, como o evento âncora do Mobiliza São Luís.
O evento segmentado reuniu quase quatro mil pessoas ávidas por saber as novidades no roteiro em cada estado. Foram 123 expositores dentre Secretarias Municipais de Turismo, Instâncias de Governança, empresários dos segmentos de agências de viagens, meios de hospedagem, alimentação, artesanato, produtos agropecuários, startups, energias renováveis, sustentabilidade, instituições de crédito, fornecedores de equipamentos para atividades turísticas e apresentações culturais.
“O evento conectou os elos públicos e privados que proporcionam o turismo integrado na Rota das Emoções, empreendedores e empreendimentos que, com seus serviços, destacam o destino como um dos mais procurados no País, unindo três grandes atrativos do Nordeste brasileiro. O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções contabilizou, ainda, mais de 800 aproximações comerciais entre operadores, agentes de viagem, receptivos e meios de hospedagem”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade.
Capacitações
Na área de conhecimento, o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções favoreceu capacitações das mais diversas aos participantes com temas atuais e importantes para esse tempo de reaquecimento do turismo em todo o mundo. Foram 41 atividades de conhecimento no total, incluindo palestras, oficinas, painéis e workshops.
“Esta edição foi um marco histórico na realização do Salão, pela inovação em ser realizado pela primeira vez em uma capital. Mais que uma iniciativa voltada para o fortalecimento dos elos que formam o trade turístico, foi uma grande vitrine para o mercado regional, a partir do momento que propiciou a todos os visitantes mais conhecimento a respeito do roteiro integrado por meio de experiências e uma grande mostra composta pelos principais atores da cadeia produtiva do turismo nos três estados”, apontou Flávia Nadler, coordenadora estadual do evento e Turismo e Cultura do Sebrae estadual.
Acesso a mercado
O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções abriu espaço para duas Rodadas de Negócios idealizadas com o objetivo de promover aproximação comercial, abrindo espaço para a apresentação de roteiros e produtos turísticos regionais, em um saudável intercâmbio entre operadores e agentes de viagem.
Um total de 12 operadoras dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro participaram do Famtour pela Rota das Emoções e estiveram como compradores em uma das Rodadas de Negócios, onde entraram em contato e tiveram a oportunidade de negociar com 30 agentes de viagem do Maranhão, Piauí e Ceará, trocando informações e alinhamentos de parcerias que, possivelmente, se converterão em negócios futuros beneficiando o trade turístico do destino.
Virgínia Barros, da Taguatur Turismo, em São Luís, e Gilvandro Oliveira, empreendedor com atuação em Santo Amaro do Maranhão, reconheceram a importância da iniciativa como parte da programação do 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções. “Muito importante esse momento para que possamos divulgar, para operadores nacionais, todo o potencial de turismo e de negócios da Rota das Emoções”, assinalou os dois.
Já na segunda Rodada de Negócios, 80 empreendimentos do trade – dentre agências de viagens, receptivos, hotéis e pousadas, restaurantes e artesãos participaram da ação de mercado. Giselly Christine Farias, da BGK, agência de viagem de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI), por exemplo, elogiou a organização desta quinta edição do Salão de Turismo Rota das Emoções e frisou o quanto foram proveitosas as rodadas de negócios e o network proporcionado ao trade.
“Saímos daqui com o sentimento muito bom, com aproximações interessantes para parceiras em um futuro próximo e o melhor: pudemos atestar o quanto o destino está mais profissional, com empresas de prestação de serviços de muita qualidade e compromisso com o cliente, além de novidades em infraestrutura e oferta turística”, apontou Giselly Christine Farias.
O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções se despediu da capital maranhense com o trade do roteiro integrado já alinhando expectativas para o próximo evento, que será organizado pelo Ceará.
Fonte: JP Turismo
Tags
Turismo
Relacionadas
-
TURISMO
Agora é lei: Com ações do Governo do Tocantins, Estado entra na Rota Nacional do Turismo
-
TURISMO
MATO GROSSO: Arrecadação do ICMS com turismo aumentou 32% neste 1º semestre
-
TURISMO & cultura
Centro de Convenções Castanhal será espaço de fomento da cultura e turismo
-
TURISMO
Emissão de visto de turismo para brasileiros nos EUA cresce quase 40%
-
MARANHÃO
Coleção Zoológica do Maranhão chama a atenção do público na SBPC
-
MATO GROSSO
Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até segunda-feira (24)
-
Turismo & Economia
O turismo, a Reforma Tributária e Celso Sabino
-
RORAIMA
Roraima apresenta roteiros no 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa Regional de Turismo
-
TURISMO
Castelo Saint Andrews terá programação memorável para as comemorações natalinas
-
TURISMO
Altamira realiza o Natal Mágico da Amazônia de 03 de dezembro a 20 de janeiro