Natal solidário

Solidariedade mobiliza alunos na arrecadação de alimentos e brinquedos para ribeirinhos

Com a aproximação do final do ano e a chegada do Natal o tema solidariedade entra em foco, trazendo empatia e comprometimento entre as pessoas. E dentro do ambiente escolar, uma das funções da equipe pedagógica é o de ampliar os olhares dos alunos em relação ao meio em que vivem e levar à reflexão do verdadeiro significado de cidadania e solidariedade. Diante disso, o Colégio Physics está arrecadando alimentos e brinquedos que serão destinados a 250 famílias ribeirinhas e 350 crianças da ilha de Itacoa Miri, no baixo Acará, e serão entregues no dia 11/12.

Já em clima de Natal, a entrega das doações contará com a presença do Papai Noel Viking e da Mamãe Noel Physics, além da participação dos canoeiros e moradores locais que ajudarão na organização e no transporte dos donativos. Kits de material escolar e lanches também serão distribuídos entre as crianças e um mini bazar será montado para arrecadar recursos para a comunidade.

A ação é resultado da II Gincana Solidária 2022, desenvolvida pela instituição de ensino, cujo objetivo é reconhecer as habilidades de cada aluno dentro do contexto escolar, trabalhar valores como cooperatividade, união, solidariedade, respeito e empatia, além de proporcionar momentos de integração, socialização, inclusão e respeito às limitações dos estudantes, integrando toda a comunidade escolar (professores, alunos, coordenação, direção e demais colaboradores).

A diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob, enfatiza a importância de trabalhar os valores envolvendo a solidariedade dentro da escola. “Ser solidário não é uma atitude isolada, colocar-se no lugar do outro permite perceber como existem realidades diferentes e que sempre é possível ajudar de alguma maneira. Ajudar a formar cidadãos conscientes e solidários é uma das melhores contribuições que uma instituição de ensino pode proporcionar aos seus alunos”.

Lorena ainda ressalta que a solidariedade é algo intrínseco e que não pode deixar de existir. “Achar que somos o centro do universo não nos leva a lugar nenhum. E para que esse universo continue girando de forma positiva, esses alunos precisam encara o outro como alguém importante na vida deles. Isso faz com que saiam do seu mundinho e passem a olhar para pessoas que fazem parte do seu contexto como sociedade, mas que aparentemente estão muito distantes de sua realidade, como é o caso dos ribeirinhos”.


Tags

Colégio Physics Natal solidariedade