Cultura

Com um material lúdico, colorido, divertido e rico em educação, o Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” realizou a entrega de estruturas de brinquedoteca composta de 30 exemplares de livros de literatura infantil, sendo cinco títulos em braile e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos por meio de brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando sua curiosidade e promovendo a evolução de sua autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração.
Entre os dias 21 e 25 de novembro e 28 de novembro e 02 de dezembro, as estruturas foram entregues em 10 organizações de Itaituba e Barcarena. Com o apoio da Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, o projeto também ofereceu oficinas com duração de duas horas para crianças de 0 a 12 anos nos mesmos locais, estimulando o aprendizado por meio da diversão e impactando centenas de crianças. Esta é a segunda edição do Projeto, que já beneficiou mais de 7.200 crianças com doações de livros e brinquedos pelo Brasil.
Para a Hidrovias do Brasil, o apoio ao projeto faz parte do Compromisso Sustentável da Companhia, que neste ano ampliou os investimentos sociais privados no Norte, beneficiando as comunidades do entorno das operações, inclusive em Itaituba e Barcarena.
“Viabilizar a entrega da brinquedoteca e a realização das oficinas tem o objetivo de incentivar a educação infantil e promover o desenvolvimento das crianças por meio da leitura e recreação, fundamentais para começarmos a transformação em direção a um futuro cada vez melhor. Voltado para as comunidades prioritárias dessas regiões, o projeto foi elaborado a partir do diálogo com lideranças, moradores e instituições, que definiram os temas importantes para a população que vive no entorno das operações da companhia”, ressaltou o Gerente de Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, Daniel Ramos.
O Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” faz parte do Plano de Engajamento da Hidrovias do Brasil, que é focado nas comunidades dos municípios de Barcarena e Itaituba. Com temas prioritários identificados a partir dos diagnósticos em cada região, os pilares de atuação social da Companhia focam em: Educação, Geração de Emprego e Renda e Desenvolvimento Local. Em 2022, a Hidrovias do Brasil iniciou a execução destas iniciativas cocriadas com as comunidades e em colaboração direta com os públicos beneficiados, contando com cerca de cem mil pessoas beneficiadas nas regiões onde a Companhia opera: Itaituba e Barcarena (PA), Santos (SP) e Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Esse modelo de atuação contribui para o Desenvolvimento Local e Humano no entorno de nossas operações, e faz parte das nossas metas de Compromisso Sustentável, que tem como objetivo gerar impacto positivo e transformação integral das comunidades.
Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
Barcarena - Centro Comunitário Renascer com Cristo, Centro Comunitário Luz Divina, Projeto Manilkuara, Colônia de Pescadores Z-13 e Centro Comunitário de Vila Nova.
Itaituba - E.M.E.I.E.F. "Engenheiro Francisco Barros", Centro Infantil Criança Feliz, Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, Centro Municipal de Educação Infantil "Dr. Everaldo Martins" e E.M.E.I.E.F. "Presidente Castelo Branco"
Sobre a Hidrovias do Brasil
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua em quatro frentes logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente no Mato Grosso e no Pará e destinados para exportação, a Companhia é líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.
A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www.hbsa.com.br.
Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).