EMPREENDEDORISMO
Empreender é um sonho comum de muitos brasileiros. Esse é um caminho que pode trazer realização profissional e sucesso financeiro, além disso, acaba sendo um caminho de muitas pessoas que não encontram oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, para tirar o sonho do papel e transformar em realidade é preciso seguir alguns passos que garantam a sobrevivência do negócio.
De acordo com o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma em cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano de operação no Brasil. Por isso, o especialista em Administração Estratégica e professor de gestão da Estácio, Claudimir Matos, lembra que a determinação em busca da realização do sonho de empreender tem que ser muito grande.
“Empreender traz a oportunidade de gerar valor para a sociedade por meio de suas experiências, por meio de suas competências e expectativas formatadas em um modelo de negócio. Mas quem busca mais tempo no empreendedorismo está muito enganado, na verdade, empreender significa dedicar de si mais do que o normal, muito mais do que como um emprego normal, por assim dizer”, destacou.
O professor afirma que vários conceitos podem ser encontrados para definir o que é empreender. Contudo, segundo ele, em poucas palavras pode-se conceituar o “empreender” como iniciar algo novo, enxergar possibilidades que outros não estão vendo, sair da zona de conforto e transformar suas ideias e sonhos em realidade.
“Além disso, empreender também é organizar, coordenar, ter iniciativa para novos negócios e desenvolver mudanças relacionadas a uma empresa, projeto ou outro empreendimento, tendo a geração de valor como premissa no processo”, disse, alertando ainda para a importância de buscar capacitação, para, desse modo, aumentar as possibilidades do negócio caminhar de forma profissional.
Claudimir lembra que a capacitação permite ao empresário realizar uma série de estudos que vão auxiliar na prosperidade da empresa, como por exemplo, a confecção de um plano de negócio, que ajudará a visualizar a viabilidade do empreendimento mesmo antes que ele aconteça. Além da realização de um estudo de mercado para analisar o público-alvo do negócio, bem como o plano de marketing, que verificará a melhor maneira de se comunicar com o cliente.
“Vale destacar que além das hard skills (formação técnica), também devemos lembrar das chamadas soft skills (habilidades comportamentais) que farão total diferença na condução do negócio. Estamos falando de habilidades de liderança, comunicação, resiliência, inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade, por exemplo. Um bom entendimento, e um bom desenvolvimento das soft skill com certeza farão a diferença na condução do que chamamos de empreendedorismo” afirmou o professor da Estácio.