Economia
Foto: Marco Santos
O auditório Albano Franco da Fiepa - Federação das Indústrias do Estado do Pará, ficou pequeno diante do publico que prestigiou o evento de posse do novo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e dos diretores executivos do Sebrae no Pará para o quadriênio 2023/2026. Que foram empossados nessa quarta-feira (11) em Belém.
O governador do Estado, Helder Barbalho participou do evento, além do prefeito de Belém Edmilson Rodrigues e o presidente da assembleia legislativa deputado Chicão. O evento contou com a presença de representantes da classe e empresarial do Estado do Pará, bem como de instituições financeiras e de ensino, entre outras, e diversos empreendedores paraenses da capital e do interior do Estado.
A nova diretoria é composta pelo empresário Conrado Santos que assumiu a presidência do CDE. Dois diretores foram reconduzidos
aos cargos que exercem desde 2019: Rubens Magno (diretor-superintendente) e Cássia Costa (diretora administrativa e financeira).
Domingas Ribeiro tomará posse como diretora técnica.
O presidente da Fecomércio, empresário Sebastião Campos, abriu os discursos da noite, agradecendo a sua diretoria e
enumerando algumas ações realizadas ao longo do seu mandato como presidente do conselho deliberativo que se encerrava naquele momento. Na Sequencia dos atos, José Conrado Santos recebeu de Sebastião Campos o diploma de novo presidente do conselho. José Conrado Santos, atual presidente da Fiepa assume pela segunda vez a presidencia do Conselho do Sebrae Pará e em seu discurso ratificou o trabalho realizado pelo time Sebrae e deixou claro a satisfação dos resultados que foram alcançados pela gestão capitaneada por Sebastião Campos na presidência do Conselho e Rubens Magno como diretor superintendente, Conrado agradeceu a presença do governador e enfatizou o grande momento que a economia paraense vive e o cenário promissor que corrobora com o trabalho realizado pelo governo do estado para melhorar cada vez mais esse ambiente promissor que o estado vive.
Na sequencia do evento, Rubens Magno foi reconduzido a superintendência do Sebrae junto com Cássia Costa que reasumiu a diretoria administrativa financeira além de Domingas Ribeiro que assumiu a diretoria técnica. Rubinho, como é conhecido, confessou estar um pouco nervoso diante daquele momento, lembrou em sua fala dos resultados expressivos do Sebrae Pará, do destaque nacianal, na captação de recursos estrangeiros e do aporte e parceria com o governo do estado no momento mais crítico da pandemia,
quando foi lançado o fundo esperança que socorreu milhares de empresas e empreendedores em todo estado do Pará,
Rubens agradeceu ao governador Helder por mais essa parceria e visivelmente emocionado agradeceu à sua mãe pelo seu sucesso profissional! O governador Helder Barbalho fechou a cerimonia lembrando que os micro e pequenos negócios é que são a base da economia, que são os que mais empregam e por isso precisam ser olhados com carinho e com projetos por todos, o governador Helder também trouxe a notícia que Belém é candidata a sede da COP 2025 e que é necessário um trabalho em conjunto para preparar a cidade para termos condições de sairmos vitoriosos nesse pleito mundial.
e Gilvan Capistrano da Redepara, com o secretário José Fernandes Júnior, titular da Sedeme
Perfil dos dirigentes
José Conrado tem formação em Administração pela Unespa (atual Unama) e é empresário do setor gráfico. Atualmente,
é presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e vice-presidente da Confederação Nacional Indústria (CNI).
Rubens Magno é formado em Administração pela Universidade da Amazônia, com pós-graduação em Marketing. Ele é empresário, franqueado da marca Pizza Hut no Pará, já foi executivo de uma multinacional por 15 anos e ocupa o cargo de diretor-superintendente do Sebrae no Pará há quatro anos.
Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Domingas Ribeiro, já ocupou o mesmo cargo que assume agora em 2014, tendo sido também diretora administrativa e financeira da instituição no Estado. Domingas foi funcionária de carreira da instituição por 23 anos.
Cássia Costa é graduada em Administração pela Universidade da Amazônia, com ênfase em Finanças, mestranda em Administração – com ênfase em Gestão Sustentável, também pela Unama, e pós-graduada/MBA em Gestão Empresarial pela FGV-Ideal (2006). Cássia é funcionária de carreira do Sebrae no Pará há 14 anos e está no cargo que irá assumir por mais quatro anos desde 2019.
Mauro Barbalho assessor especial do Sebrae, Domingas Ribeiro diretora do Sebrae e Flávia Rodrigues
Líderes empresárias, secretários de órgãos municipais e estaduais e representantes de instituições prestigiaram o evento que lotou as dependencias do auditório e o hall da Federação das Indústrias do estsado do Pará.
Exposição
No evento de posse dos dirigentes do Sebrae no Pará, houve uma exposição de produtos de empreendedores do segmento alimentício de Belém e municípios paraenses. O objetivo foi criar oportunidade de negócios, aproveitando a visibilidade da ocasião.
