VETERANO DE PESO
Depois de sete temporadas, a Portuguesa está de volta à elite do futebol paulista e vive os últimos dias de preparação antes da estreia, neste sábado, 14, às 15h30, contra o Botafogo-SP, no Canindé. E, para encarar esse desafio, a equipe se reforçou com atletas como o lateral-direito paraense Pará, ex-Santos-SP e Flamengo-RJ.
Desde que foi rebaixada, em 2015, foram sete anos consecutivos disputando a Série A2. Neste período, chegou a ficar sem divisão nacional. Porém, a campanha de 2022 resultou no acesso e na conquista da Série A2.
A Portuguesa liderou a primeira fase com apenas uma derrota. Eliminou o Primavera, nas quartas de final, por 2 a 0, no placar agregado. Já na semifinal, derrotou por 2 a 1, também no placar agregado, o Rio Claro. Com a vitória, conquistou o acesso e uma vaga na final. Na decisão, contra o São Bento, venceu por 3 a 1 e garantiu o retorno à Série A1.
O lateral Pará tem 36 anos e é natural de São João do Araguaia. Entre as equipes que defendeu ao longo da carreira estão Santo André-SP - fazendo parte do grupo que surpreendeu o País conquistando a Copa do Brasil de 2004 -, Santos-SP, Grêmio-RS, Flamengo-RJ e Brusque-SC. A título de curiosidade, o jogador nunca atuou em uma equipe do futebol paraense.