VIDA SAUDÁVEL

Seja no eixo sul-sudeste, onde o verão já chegou com tudo; ou em regiões mais próximas à Linha do Equador, com predominância do chamado ‘inverno amazônico’, a retomada às atividades físicas é uma realidade para muita gente. Trata-se de um projeto que para Dayanne Borges, docente da graduação em Educação Física na faculdade Estácio, “precisa durar o ano inteiro” - faça chuva ou faça sol.
Ainda segundo Dayanne, quem está retornando às academias ou procurando outros tipos de atividades físicas visando uma virada de chave para uma vida mais saudável, “precisa ter cautela, principalmente diante de tantas dicas e tendências disseminadas nas redes sociais, que podem, facilmente, se tornar uma cilada”.
"O que comumente é chamado de "projeto verão" é alcançado a partir de disciplina no treino, alimentação adequada e rotina de descanso durante vários meses. Ou seja, deve ser algo contínuo e feito de forma consistente. Precisa durar o ano todo", aponta.
Mas e aqueles que demonstram um certo desespero em busca de resultados? A dica da profissional é: procure profissionais capacitados. "É importante procurar profissionais especializados para um acompanhamento específico e direcionado para o seu objetivo. Evite 'dicas' e 'tendências' que as redes sociais oferecem, pois nada substitui a avaliação de um profissional atento às suas necessidades", explica.
A palavra-chave de todo o processo, de acordo com a professora da Estácio, é regularidade. Com ela e com a consciência da mudança para uma vida saudável, é possível atingir os objetivos. "A rotina saudável abrange alimentação saudável, periodicidade nos exercícios físicos e uma boa noite de sono. O tempo de cada um responder a esses estímulos vai depender do organismo, é algo individual", pontua Dayanne Borges.
E para quem acredita que mudanças drásticas na rotina são capazes de proporcionar resultados, a profissional de educação física lembra que isso pode levar, na verdade, à desistência do projeto de vida saudável. "Uma mudança muito brusca neste sentido interfere também de forma abrupta na parte psicológica. Os profissionais indicam mudanças progressivas para que seu corpo e mente consigam entender a nova rotina de vida", explica.
Já para os desmotivados, a orientação é sempre lembrar da prevenção. "Prevenir é a melhor forma de nos afastar de doenças que causam um número imenso de mortes por ano, tais como hipertensão e diabetes. Portanto, quanto mais você se preocupar em ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, priorizar uma quantidade de sono adequada, maiores são as chances de desfrutar de bons momentos com sua família, seus amigos e, com isso, ter mais qualidade de vida", finaliza a professora.
Fique plugado - Para saber mais sobre os cursos da Estácio na Região Norte, entre em contato com pelo telefone: (91) 98625-7328.
-
Com informações da Revista Encontro