CARREIRAS
Afinal de contas, quais as carreiras estarão em alta em 2023? As chamadas “novas profissões” exigem habilidade de trabalhar em ambientes virtuais, a colaboração e trabalho em equipe, pensamento crítico, flexibilidade e gerenciamento do tempo, adaptabilidade e inteligência emocional
De acordo com Cíntia Ladeira, coordenadora do curso de RH da faculdade Estácio em Belo Horizonte-MG, sob uma espécie de guarda-chuva onde estão reunidas todas as exigências citadas no parágrafo anterior, o mercado de TI permanece em ascensão “com destaque para segurança da informação, desenvolvimento, ciência de dados, criação de aplicativos, nuvem, além de atenção para infraestrutura e gestão de projetos ágeis (scrum, kanban, OKR, Lean).
Cíntia Ladeira destaca também as áreas de marketing digital, design de experiência do usuário (UX design) e construção de conteúdo digital. “O ESG (environmental, social, and corporate governance), que reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa, é formação importante, já que está sendo aplicado cada dia mais nas empresas, especialmente aquelas que têm suas ações nas bolsas de valores”.
A professora lembra ainda de setores como agile coach, engenharia, especialmente na área de mineração, e especialista em metodologia BIM (building information modeling), ou modelagem da informação da construção - usada para criar e gerenciar dados durante o processo de projeto, construção e operações.
“Houve um apagão profissional no Brasil e é preciso ir atrás de qualificação, já que há procura por profissionais mais específicos. Buscar formação, certificados, metodologias e ferramentas, não só para a área de tecnologia, não precisa ser do setor, mas agregar expertises que farão o profissional se destacar em qualquer área, podendo até virar a chave e fazer uma transição de carreira”, aponta.
Cíntia observa ainda que o profissional brasileiro é barato e empresas dos EUA e Índia estão contratando em áreas de metodologias ágeis para o colaborador trabalhar ganhando em dólar. A parte da logística está forte com o e-commerce e a engenharia de mineração, depois de 10 anos em baixa, dá lugar a novas empresas que alavancam obras, principalmente no Pará.”
Confira abaixo outras profissões em alta para ficar de olho em 2023
1) Engenharia
Segmentos que lideram as contratações: saúde, bens de consumo, tecnologia, logística, infraestrutura, varejo e energia.
Profissionais mais procurados: gerente de supply chain, comprador, engenheiro de aplicação/vendas, gerente de projetos/PMO, gerente de vendas técnicas, coordenador de S&OP, engenheiro de EHS/ESG.
Habilidades técnicas: idiomas, domínio de sistema de gestão integrada, tech skills, inovação.
Habilidades comportamentais: perfil analítico, facilitador, equilíbrio emocional, comunicação, adaptabilidade/flexibilidade, senso de dono.
Carreiras do futuro: engenheiro de ESG, gerente de ESG, engenheiro de dados, engenheiro de inovação, engenheiro de Firmware, especialista de melhoria contínua/Lean/Indústria 4.0.
2) Finanças e contabilidade
Segmentos que lideram as contratações: infraestrutura (logística/energia/concessões), serviços (educação/telecom), farmacêutico/healthcare, agronegócio, bens de consumo, tecnologia.
Áreas mais demandadas: planejamento financeiro/ controladoria, modelagem financeira, contábil/fiscal (coordenador/gerente), controller, tesouraria/financeiro
Habilidades técnicas: automatização de processos, Excel e BI, modelagem financeira e valuation, ERP de mercado, inglês
Habilidades comportamentais: flexibilidade, adaptabilidade, dinamismo, resiliência, comunicação, relacionamento interpessoal
3) Vendas e marketing
Segmentos que lideram as contratações: bens de consumo, varejo, tecnologia, startups, healthcare, agronegócio, logística.
Posições mais demandadas: executivo de contas, coordenador de marketing digital, gerente de e-commerce, gerente de marketing digital, analista de marketing digital, CRM-CX, inside sales, analista de inteligência de mercado, analista de inteligência de negócios.
Habilidades técnicas: inglês (espanhol é um diferencial), tech skills, marketing digital, visão de negócios, gestão financeira/ rentabilidade, controle de indicadores, funil de vendas.
Habilidades comportamentais: comunicação, equilíbrio emocional, flexibilidade, criatividade/inovação, teamwork, senso de dono, resiliência.
Profissões do futuro: analista martech, estrutura ligada a produtos digitais, analista de inteligência de mercado, SDR e BDR.
Fique plugado - Para saber mais sobre os cursos da Estácio na Região Norte, entre em contato com pelo telefone: (91) 98625-7328.
Com informações do Estado de Minas