CARNAVAL 2023







Foto: Ascom Fumbel
Na noite desta terça-feira, 7, as escolas de samba de Belém iniciaram os ensaios técnicos, que seguem até a próxima quinta-feira, 9, com o objetivo de deixar tudo ajustado para o dia dos desfiles. A primeira a passar pelo corredor da folia foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba “Acadêmicos da Pedreira", seguida pela Associação Carnavalesca Sociedade “Embaixada de Samba do Império Pedreirense”. A primeira noite de ensaio encerrou com a participação do Grêmio Recreativo Esportivo Beneficente Jurunense “Rancho Não Posso Me Amofiná”.
Hoje, é a vez dos ensaios das escolas Grêmio Recreativo Esportivo Social "Piratas da Batucada", Grêmio Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar e Grêmio Recreativo Carnavalesco “Os Colibris”.
Coroar a alegria
“O ensaio técnico é fundamental para que a gente consiga realizar um carnaval principalmente organizado, porque a alegria tem que estar nos brincantes e cabe a nós organizar e estruturar o espetáculo. O bom é que a gente consiga fazer isso em paz, em harmonia, para coroar a alegria dos brincantes”, disse o coordenador geral do desfile oficial do Carnaval de Belém 2023, Cláudio Rego.
Datas dos desfiles e escolas
O Carnaval Oficial começa nesta sexta-feira, 10, com oito escolas do 2º grupo se apresentando das 19h às 4h de sábado, 11. Na noite de sábado, o desfile inicia às 19h e segue até às 4h de domingo, 12, com a apresentação das cinco escolas do 1º Grupo. E no domingo, das 18h às 2h de segunda-feira, 13, desfilam mais cinco escolas do 1º Grupo.
As escolas do 3º grupo entrarão na avenida da Aldeia Cabana no dia 17, sexta, a partir das 19h, com treze desfiles. No dia seguinte (sábado, 18), a partir das 19h, a programação oficial do carnaval de Belém fecha com o desfile dos blocos carnavalescos.