Evento
Entendendo a importância desse momento de reflexão e de luta, o grupo de mulheres voluntárias do MDB, elaborou uma vasta programação para celebrar a data com ações importantes como, por exemplo, a doação de sangue e o combate à violência doméstica.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1970, o dia 8 de março foi a data escolhida e marca a luta das mulheres para assegurar condições equiparadas às dos homens e, atualmente, também reforça a luta contra o machismo e a violência doméstica.
"Doação de sangue e o combate à violência doméstica, são bandeiras que fazem parte da nossa luta, logo, nós escolhemos trazer essas pautas para nossa programação, já que é um momento de muita importância para nós", explicou Consuelo Wanderley, vice-presidente do MDB mulher.
A ideia é captar o maior número de doadores possível e, assim, reforçar o banco de sangue do Hemopa. Cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas. Para doar, basta estar bem de saúde, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos, estar alimentado e com documento de identificação.
Programação
Serão três dias de ações em Belém com início no dia 8, no Hemopa, com o grupo de voluntárias responsável por captar doares. Já no dia 9, acontece o arrastão de conscientização sobre saúde e combate à violência doméstica, saindo da Feira do Açaí e chegada no mercado Ver-o-Peso, com distribuição de brindes paras as mulheres durante o evento. A programação encerra no dia 10, com roda de conversa no Auditório Belarmino.
Serviço
O Hemopa fica localizado na Tv. Padre Eutíquio, R. dos Caripunas, 2109 - Batista Campos.