PGB


Foto: Divulgação
A Pesquisa Game Brasil (PGB) completa 10 anos em 2023, e a sua décima edição mostra que o engajamento dos brasileiros com jogos eletrônicos é cada vez maior. De acordo com o levantamento, 82,1% dos gamers afirmam que os jogos são uma das suas principais formas de diversão.
O estudo, que é um consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, revela que os games estão presentes no cotidiano de 70,1% da população brasileira. A plataforma favorita para jogar é o smartphone, com 51,7% de preferência, seguido pelos consoles e computadores, com 20,5% e 19,4%, respectivamente.
O público masculino representa mais da metade (53,8%) dos gamers no Brasil. Desde 2016, a maior representatividade era do público feminino, que agora é de 46,2%, segundo a décima edição da PGB. Os negros também crescem como maioria étnica entre os jogadores, com 54,1% na soma entre pardos e pretos, seguidos por jogadores que se declaram brancos, com 42,2%.
Os eSports (esporte eletrônicos) também estão em constante crescimento no país, sendo conhecidos por 82,9% dos gamers brasileiros e praticados por 48,8% deles. Em um painel inédito, a pesquisa revela que 58,3% dos gamers acreditam que o setor de jogos eletrônicos no Brasil oferece boas oportunidades de carreira.
A PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, em janeiro deste ano. A pesquisa é uma importante fonte de informações sobre o mercado de games no Brasil e demonstra como os jogos eletrônicos são uma mídia de entretenimento cada vez mais popular entre os brasileiros.