Sustentabilidade

Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti avança e aprova construção do regimento interno

Com grande participação de organizações da sociedade civil, de empresas privadas e de órgãos do poder público, entre eles diversas secretarias municipais de Juruti, foi realizada no dia 28 de março, a consolidação e a construção do regimento interno do Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti (OISJ). Ao todo, foram 43 participantes.

O Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti é um instrumento de controle social, que buscará observar o desenvolvimento local e criar um espaço de diálogo para executar ações práticas no município com as organizações. Na fase final, será também uma ferramenta de fácil e livre acesso, via site, onde as pessoas irão poder buscar dados socioambientais de Juruti.

O OISJ é uma iniciativa do Projeto INGÁ (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia), que é coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa Foundation, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e da Citi Foundation e parcerias com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e Aliança Bioversity/CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical).

A realização da plenária geral representa um marco no processo de desenvolvimento do Observatório, pois concretiza todo o empenho das organizações participantes. Na ocasião, elas debateram, estabeleceram pontes de diálogos e reflexões, contribuindo em cada ponto da minuta do regimento interno, que foi aprovado por unanimidade. Também ocorreu a formação e votação das câmaras técnicas do Observatório, que é composta por uma Secretaria de Assuntos Sociais, uma Secretaria de Assuntos Ambientais e uma Secretaria de Assuntos Econômicos.

Ainda, na ocasião, foi possível avançar para a consolidação do processo, inclusive com a composição do Conselho Administrativo e a apreciação favorável dos participantes. O próximo passo será definir a metodologia de trabalho e quais indicadores que deverão ser adotados pelo Observatório.

“Esse dia representa um marco, no qual aprovamos o regimento interno e constituímos o primeiro Conselho Administrativo do Observatório que dará andamento em todo o processo administrativo. Esperamos que o Observatório vá contribuir, verdadeiramente, para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, expressou Ariadne Lima, secretária Executiva do Observatório de Juruti.

A Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ) ocupa uma cadeira no Conselho, por meio da Secretaria de Assuntos Econômicos.  Para Fabiana Oliveira, presidente da ACEJ e atual secretária de Assuntos Econômicos do Observatório, a Associação irá trabalhar para o fortalecimento dos indicadores enquanto sociedade civil. “Queremos contribuir ainda mais com esse Observatório que tenho certeza que fará a diferença com seus indicadores. Nós precisamos, sim, fazer nossa parte, participar, e contribuir com o município”, afirma.

Composição do Conselho Administrativo:
Presidente – Associação Comunitária de Moradores do Bairro Santa Rita (ACMBSR) – Idaliana Albuquerque, sociedade civil.
Vice-presidente – NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – Eugênio Gustavo Guerreiro Hamoy, setor privado.

Secretaria de Assuntos Sociais:
Secretária Titular - Centro de Convivência Madre Cléia - Elizângela Monteiro, sociedade civil.
Vice-secretária – Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) - Dilene da Silva Viana, poder público.

Secretaria de Assuntos Ambientais:
Secretária Titular – Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) – Nayme Lopes, poder público.
Vice-secretária – Instituto Guerreiros da Amazônia (IGA) – Rozangela Barbosa dos Santos, sociedade civil.

Secretaria de Assuntos Econômicos:
Secretária Titular – Associação Empresarial e Comercial de Juruti (ACEJ) – Fabiana Oliveira, sociedade civil.
Vice-secretária – Instituto Puxirum da Amazônia (IPUAM) – Elinaldo Alves, sociedade civil.


Tags

Alcoa Juruti Sustentabilidade