Juruti sustentável
Em um ambiente diverso, mas de união e respeito, lideranças jovens de Juruti se encontraram no dia 15 de abril para juntas pensarem no desenvolvimento do município em mais uma iniciativa do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). O “Encontro de lideranças do IJUS Jovem” reuniu 33 jovens em um restaurante da cidade, onde eles puderam participar de diálogos, reflexões e dinâmicas.
A objetivo principal do encontro era responder: O que os jovens pensam ou querem para seus futuros? O IJUS Jovem é uma ferramenta que promove diálogos, articulação, reflexão e ações práticas direcionadas para este público. Jovens de diversos segmentos da sociedade, entre religiosos, da classe cultura e artística, LGBTQIA+, puderam expressar seus anseios e sobre o que pensam para o futuro.
Pelo olhar da juventude, utilizando a análise SWOT, eles trabalharam as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças para estruturar dados e características da juventude local, com olhar no futuro, o grupo trouxe o seu entendimento, a sua interpretação, e, a partir disso, realizar um diagnóstico para guiar as ações do IJUS Jovem. Essa análise servirá para o IJUS programar as próximas atividades com este público.
Vinícius Calazans, estudante e presidente da Amazonita Jr, uma empresa júnior do curso de Engenharia de Minas na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) - campus de Juruti – revela ter gostado da experiência. “Pra gente, foi muito bacana poder contribuir com a juventude do município com propostas, projetos, iniciativas e ações que vão fazer com que a nossa juventude se fortaleça”, conta.
A diretoria do IJUS esteve presente na atividade para apoiar, entender, compreender e incentivar a juventude nesse processo de construção e desenvolvimento, ressaltando a importância de cada um como agente de transformação no território. “Foi um momento muito marcante, de muito diálogo e reflexões juntamente com as lideranças dos movimentos jovens de Juruti. Estivemos aqui pensando estrategicamente em como nós podemos contribuir com o desenvolvimento sustentável de Juruti, incluindo a juventude. Ouvimos as pessoas, elas nos deram idéias, opiniões e juntos, iremos construir um plano de ação para o ano de 2023, para a juventude”, antecipa Rebeca Cancio, diretora de Juventude do IJUS, estudante e presidente da CAAM Jr, empresa júnior do curso de Agronomia na UFOPA Juruti. Para ela, é necessário realizar ações e alcançar o maior número de jovens de Juruti, ajudando na educação, na cultura, profissionalmente entre outras áreas.
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS).
Em sua atuação o IJUS mantém “bandeiras de atuação” com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são, apoiar mulheres , jovem empreendedor rural, juventude, ações na área de destinação de resíduos sólidos, conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Tags
IJUS Juruti Juventude UFOPA
Relacionadas
-
LAB FOTOTAXIA
Miguel Chikaoka realiza oficina de fotografia em Santarém
-
Sustentabilidade
Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti avança e aprova construção do regimento interno
-
Inovação
Universitários paraenses criam película comestível protetora de alimentos em programa do Instituto TIM
-
Microcrédito
Banco Juruti Sustentável em breve uma realidade
-
Educação
Instituto Alcoa renova parceria com Secretaria de Educação de Juruti para realização do Programa Ecoa
-
Valorização
‘Educador de Valor’ reconhece profissionais de Juruti
-
Coronavírus
Juruti: usina de oxigênio em operação
-
Programa de Apoio a Projetos Locais 2021 recebe inscrições a partir do dia 1º de março
-
JURUTI
Ações humanitárias potencializam as ações de combate a pandemia em Juruti
-
Mulheres Prósperas
Comunidade recebe ação voluntária que estimula empreendedorismo entre mulheres