ELAS NO ESPORTE
Foto: Divulgação/CBF
A convite do Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, o Presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, agora compõe o Grupo de Trabalho (GT) que irá implementar a Estratégia Nacional do Futebol Feminino à partir de um profundo trabalho de diagnóstico e proposições para o desenvolvimento da modalidade em nosso país.
A estratégia nacional é inédita e foi lançada pelo Decreto Federal nº 11.458, de 30 de Março de 2023, assinada pelo presidente Lula, que institui uma série de políticas para o fomento da modalidade e conta com importantes lideranças e autoridades no assunto.
“Estou extremamente feliz pelo convite do Secretário Nacional de Futebol, José Luiz Ferrarezi, e da Diretora de Políticas e Promoção do Futebol Feminino, Sandra Santos. Acredito fortemente que o futebol é uma poderosa ferramenta de comunicação e transformação social. Ter a oportunidade de poder confirmar essa vocação através de ações propositivas para melhoria da nossa sociedade é um verdadeiro privilégio. O debate em torno do papel da mulher na sociedade brasileira é de fundamental importância para todos e o futebol tem papel fundamental nesse processo”, comentou Gluck Paul.
O convite foi feito em meio a realização do Parazão Inclusivo - projeto inédito da Federação Paraense de Futebol que tematizou a competição em volta dos Direitos Humanos para conversar com a sociedade a respeito de temas como o racismo, homofobia, machismo, feminicídio, capacitismo, xenofobia, entre outros.
“O posicionamento da FPF em torno desses importantes temas para sociedade nos proporciona local de fala para tratar de questões nacionais, à partir de perspectivas regionais, contribuindo assim com a construção das estratégias do Ministério do Esporte para o futebol feminino no Brasil”, complementa Gluck Paul.
O Grupo de Trabalho se reune periodicamente e, neste momento, trabalha para finalizar o diagnóstico geral da modalidade que servirá de base para decisões futuras que serão tomadas.