MEIO AMBIENTE & POLÍTICA
Foto: Divulgação
Anunciado no início da tarde desta sexta-feira (26), que Belém, capital do estado do Pará, vai ser a sede da COP 30. O anúncio foi veiculado no canal de TV da Agência Pará, veículo oficial do Governo do Pará e já repercute nos principais veículos de comunicação do Brasil e exterior.
A informação foi oficialmente apresentada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Segundo Vieira, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, no dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima em Belém do Pará. A COP 30 será em novembro de 2025.
Belém foi sugerida como sede do evento, por Lula, em novembro do ano passado, na última reunião, no Egito. O governador Helder Barbalho garantiu que o Pará e a Amazônia estão preparados para receber o evento e discutir temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.
Articulações para Belém sediar uma edição da COP foram iniciadas pelo governador Helder Barbalho ainda na última edição do evento, em Sharm El Sheikh, no Egito, quando na oportunidade, além de convidar Lula, na condição de presidente eleito, para integrar a comitiva dos Estados da Amazônia Legal e, durante o evento, entregar uma carta pública em nome dos governadores da Amazônia Legal pleiteando que Lula articulasse com a ONU a realização de uma edição da COP no Brasil, em especial na região amazônica.
O objetivo da COP (“Conference of the Parties”), que reúne líderes de diversos países e representantes da sociedade civil organizada, é encontrar respostas para adoção de medidas que sirvam para desacelerar as mudanças climáticas e amenizar os impactos já sentidos globalmente. É a mais importante conferência anual sobre o clima e esta é a primeira vez que é realizada na Amazônia, alvo de muitas narrativas e disputas políticas e ideológicas sobre preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento sustentável.
A COP tem origem na ECO-92, organizada há 30 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, com participação de 197 países que assinaram um tratado visando conter avanços das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Já a primeira edição da COP ocorreu em 1994, em Berlim, na Alemanha, quando o tratado de 1992 entrou em vigor.
CONFIRA O ANÚNCIO NA AGÊNCIA PARÁ
Belém do Pará será sede da COP 30, em 2025, confirmou a ONU