Turismo
“À avaliação do I Congresso da Febtur foi muito positiva”, disse Heloísa Braga, presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da Bahia (Febtur-BA). Os resultados foram alcançados por conta do apoio e abraço coletivo do trade turístico da capital baiana e estado da Bahia, ao Congresso da Febtur. O apoio veio também de outros estados do Brasil a partir da presença no evento de secretários municipais de turismo e secretários de Estado, a exemplo dos estados e municípios de Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pará.
O conteúdo da programação técnica chamou atenção. Sob o tema ‘A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras.’ O evento reuniu cerca de 130 participantes entre profissionais de jornalismo e comunicadores especializados em turismo oriundos de 21 estados brasileiros para debater a comunicação no setor com profissionais de comunicação e profissionais do trade, palestrantes, representantes da rede hoteleira, agências de viagem, operadores e guias de turismo.
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O objetivo do Congresso Febtur na Bahia direciona e consolida a formação de uma rede integrada de comunicação no Brasil. Foi lançada a pedra fundamental da rede por ocasião da criação da Febtur em Santarém, Alter do Chão, no Pará, em outubro de 2021, durante o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – I Encomtur e agora, em 2023, por ocasião do I Congresso da Febtur, a entidade já conhecida nacionalmente se consolida e visa crescimento para os próximos 12 meses. A meta, segundo o presidente Gorgônio Loureiro, é estar presente nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal até o evento da entidade de comunicação, no estado do Rio Grande do Norte, em 2024.
Este ano, o Congresso trouxe uma programação com debates pertinentes a necessária reflexão e engajamento para garantir a consolidação da rede integrada de comunicação e também sobre a postura do jornalista e do jornalismo especializado em turismo no Brasil e do comunicador de um modo geral; dialogou sobre o envolvimento com o mercado; a responsabilidade com as contrapartidas – que inclui a produção de conteúdos variados, iniciativas de reponsabilidade de que participa do Congresso e acerca da consciência sobre o jornalismo para o turismo do Brasil como ferramenta de promoção e apoio ao desenvolvimento econômico, prospecção de mercados.
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Foram realizadas mini coletivas em mesas redondas dispostas na Casa do Comércio (Fecomércio) entre jornalistas e apoiadores do evento. A expectativa é que com essa dinâmica acrescido de toda a programação, mais de 700 matérias sejam publicadas em diferentes estados do Brasil, atraindo a atenção do leitor para o destino Bahia e demais destinos que se fizeram presentes em especial, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará.
O objetivo foi alcançado. “A propagação da importância assertiva para a comunicação do Brasil como destino, que deve atuar como apoiadora na atração de turistas para o país, noticiando o que é fato (e isso é obrigação do jornalista), mas dando o peso certo a essas notícias, tendo um olhar cuidadoso para acertar no formato da narrativa dos conteúdos”, declarou Heloísa. Disse ainda, ser o momento adequado para avançar com a trajetória e o fortalecimento da entidade principalmente a partir da integração dessa rede de comunicação consciente. “Evidentemente esse não é um processo fácil. Estamos ajustando um formato eficiente para que a atuação da entidade no mercado possa cada vez mais vir a ser reconhecida como importante e necessária ferramenta de divulgação ao turismo, de forma criativa, responsável, consciente e sustentável.
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O primeiro Congresso teve apoio irrestrito do setor público, por meio do governo estadual através da Secretaria de Turismo da Bahia e Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo.
Entre os apoios, destaque para essencialidade da Federação de Comércio, Bens e Serviços do estado do Bahia – Fecomércio, que confirmou a parceria ao ceder espaço para realização da abertura oficial, programação técnica e rodadas de mini coletivas, na Casa do Comércio.
Confederação Nacional do Comércio – CNC e Senac, este que disponibilizou os serviços de apoio ao almoço dos congressistas, em dois dias de evento técnico também abraçaram o evento de comunicadores especializados em turismo.
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O Senac Bahia foi destaque. Olhos e paladares ficaram atentos a força e significação histórica e de raiz da culinária baiana ofertada pelos talentosos chefes de cozinha e alunos da escola do Senac tanto no espaço na sede da Casa do Comércio, como no restaurante Senac do Pelourinho.
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Heloisa Braga, coordenadora do Congresso, se diz agradecida ao trade turístico da capital baiana que abraçou o evento e confirmou a importância do mesmo para o destino Bahia. Representantes de todo o trade estiveram presentes, entre os quais, a rede hoteleira de Salvador, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH). O presidente da entidade, Luciano Lopes, fez a defesa do pleito da vinda do evento que reuniu jornalistas especializados para a comunicação do turismo. “Sem dúvida foi uma oportunidade para divulgar em massa o destino que hoje é um dos mais procurados no Brasil, assim como, a rede hoteleira do estado”, declarou Lopes.
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Presidente da Fecomércio da Bahia, dr Kelson Fernandes presente à abertura do evento, assim como, Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, Conselho de Turismo da Bahia e representantes do trade turístico estiveram na abertura oficial do Congresso.
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Autoridades do segmentos dos estados do Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte e São Paulo também garantiram presença ao evento na Bahia. Destaque para o secretário Municipal de Turismo de Belém, André Cunha, que além de falar do potencial turístico de Belém, trouxe informações sobre a Confederação das Organizações das Nações Unidas que vai realizar o evento global de debate sobre os problemas climáticos do planeta e soluções para o assunto em Belém.
A COP 30, será realizada em novembro de 2025 e o prefeito municipal de Belém, Edmilson Rodrigues encaminhou um pronunciamento dando boas vindas aos congressistas, ressaltando a importância dos profissionais especializados em turismo; falando sobre a COP 30 em Belém e fazendo o convite para que todos sigam a capital paraense para conhecer o destino.
André Cunha, ao fim da abertura anunciou o convite para que o próximo Congresso da Febtur, em 2025, seja realizado em Belém. Ano que vem, durante o II Encomtur, no Rio Grande do Norte, será feita a defesa da cidade para tentar levar no ano da realização COP 30, em 2025, esse importante segmento de profissionais especializados na comunicação do turismo, para a capital paraense.
Heloísa destacou a importância da Febtur nacional, por meio do jornalista presidente Gorgônio Loureiro, que atuou junto as seccionais da entidade em estados brasileiros. Ele colaborou com o estímulo ao engajamento e esforço para que comitivas viessem à Bahia e número significativo. “Esse trabalho de aproximação e reunião dos membros associados foi essencial para o êxito do Congresso”, disse Heloísa.
A divulgação prévia pelos profissionais de comunicação especializados do turismo nos estados foi fundamental para que outros profissionais, ainda não membros da entidade, sentissem-se estimulados a vir ao Congresso. “Ficamos muito felizes com os resultados”, declarou a presidente da Febtur Bahia.
Para o presidente da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento teve como finalidade maior o fortalecimento e o impulsionamento direcionado para as novas formas de comunicação no setor turístico. “Nos empenhamos em oxigenar e fomentar a comunicação no turismo. A Febtur busca unir os profissionais da área, promover troca de experiências e incentivar a inovação para enfrentar os desafios do mercado. Chegamos até aqui para seguir fazendo a diferença para as regiões turísticas e os destinos do Brasil”.
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A presença do vice-governador Geraldo Júnior ganhou atenção especial. Representando o Governo do Estado da Bahia ele participou da abertura do I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), no dia 01 de junho, na Casa do Comércio, da Fecomércio Bahia, e destacou a relevância do evento e o papel cada vez mais importante que o turismo desempenha nos aspectos social e econômico da Bahia. “Estamos vivendo um momento crucial para o turismo, e a comunicação desempenha um papel fundamental nesse processo. Através da disseminação de informações claras e precisas, podemos atrair mais turistas, fortalecer a economia e promover um turismo inclusivo e sustentável”, salientou Geraldo.
Durante o pronunciamento, o vice-governador comentou que o congresso contou com um investimento na ordem de R$ 70 mil da Secretária de Turismo (Setur). O titular da pasta, Maurício Bacelar, enfatizou a importância da comunicação para o setor. “A comunicação é uma ferramenta poderosa para promover os destinos turísticos brasileiros. Precisamos unir esforços para criar uma imagem positiva do nosso país no exterior e atrair cada vez mais visitantes.”
O trade turístico da Bahia, a partir desse Congresso passa a ter um novo olhar para os jornalistas especializados em turismo e como a Bahia, outros estados e destinos turístico também estão de olhos e braços abertos para a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo e acompanhando a seriedade e o compromisso dos membros associados com o segmento turístico.
Vale lembrar a força da divulgação nacional para o evento. Às inscrições foram encerradas 15 dias antes do início do mesmo, por ter atingido o limite máximo e acrescido de um over de cerca de 30 pessoas, e ainda as solicitações de inscrições de retardatárias que não tiveram atendimento por não poder desorganizar uma estrutura organizada.
É fato a carência de eventos como esse no Brasil. Esse evento precisa ser reproduzido em todos os estados brasileiros, a fim de que todos os trades turísticos do país tenham noção da importância dos profissionais e de canais especializados em turismo voltados para a divulgação do segmento. “Somos uma ferramenta “meio” importante para que resultados sejam atingidos e esse caminho da mensagem precisa ser compreendido”, declarou a presidente da Febtur Pará, Christina Hayne.
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Salvador foi sede do primeiro Congresso da Febtur. Tudo que foi ´praticado serve de estímulo para que outras seccionais organizem novos congressos, encontros e eventos e que os destinos do Brasil tenham a compreensão da necessidade e importância dessa ´parceria, união e apoio integral.
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Em 2024, acontecerá o II Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, em Natal, Rio Grande do Norte. A Febtur RN, por meio do presidente José Maria, fez a defesa do destino para promover o evento que teve sua primeira versão em Santarém, no Pará, em 2021. À aprovação do destinopara realização do II Encomtur foi unânime.
Segundo o repórter Tácio Santos, do portal oficial do governo da Bahia, o estado nordestino conta com 13 zonas turísticas e possui uma vasta extensão territorial e uma diversidade de atrativos e cenários que compõem um grande destino, com opções para todas as motivações de viagens, atraindo visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo. Segundo o repórter, a temporada do verão 2022/2023, o Estado recebeu 6,2 milhões de turistas, que significou um incremento de R$ 9 bilhões na economia baiana.
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