Assistencia Social
A programação realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI, com apoio da Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS – aconteceu nesta quinta, 15, dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na praça da Igreja Matriz de São José.
A ação com vários serviços de saúde, embelezamento e apresentações artísticas teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra pessoas idosas e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.
“A população idosa é um público vulnerável que precisa de nossa atenção, e que o Estado precisa intervir juntamente com a sociedade com intuito de coibir toda a forma de violência contra idosos”, disse o coordenador da proteção especial da SEMAS, Ronnye Santos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no Brasil, a população passa por um crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos. Existem quase 30 milhões de pessoas idosas no país, o que representa em torno de 14% da população.
“Devemos proteger os nossos idosos de todas as formas, contribuindo com tudo aquilo que eles fizeram por nós”, alertou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI, Kelson Ferreira.
O evento teve o apoio da empresa Embelleze, do Tiro de Guerra, Defesa Civil, SEMUTRAN, SECULT e SESMA; também participaram os grupos: Plenitude do SESC, de convivência dos CRAS, Casa da Fraternidade e o GETI da UFPA.
Reforçamos que qualquer denúncia de maus-tratos e violência contra os idosos podem ser feitas pelo DISQUE 100.