BASTIDORES POLÍTICOS

Governador do Pará inicia obras da Usina da Paz em Altamira

Obras resultam de Termo de Cooperação com a Norte Energia

O Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve com grande comitiva no último dia 16, no município de Altamira, no sudoeste do Pará. A visita teve como objetivo assinar a ordem de serviço para o início das obras da Usina da Paz, projeto de grande impacto de sua gestão nos municípios paraenses, tendo como recursos principais contrapartidas de grandes indústrias. 

Em Altamira, a construção resulta de um termo de cooperação entre o Governo do Pará e a empresa Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte.  A Usina da Paz será construída em um terreno doado pela prefeitura de Altamira, localizado na Rua-18, no bairro São Francisco. A previsão de entrega à população é até 2024. 

A Usina da Paz é um equipamento público, estruturado para ofertar políticas públicas que reduzem a violência e asseguram transformação social por meio de ações integradas que promovem cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer, abrindo portas para novas conquistas.

Meta - Esta UsiPaz se juntará às demais já em funcionamento na Região Metropolitana de Belém e no Sudeste do Estado: Usinas da Paz Professor Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua; Antônia Correa, no bairro Nova União, em Marituba; Padre Bruno Sechi, no Bengui; as UsiPaz Cabanagem, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, em Belém, e as Usinas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Além da UsiPaz Altamira, a Usina da Paz Marabá também está em construção.

Apenas em 2023, o governador Helder Barbalho anunciou a construção das Usinas da Paz em Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção e Itaituba. O objetivo do Governo do Estado é entregar 40 Usinas da Paz até o final da atual gestão, em todo o território paraense.

Chocolta Xingu 2023 - Duarente a rápida passagem por Altamira, Helder Barbalho visitou o Chocolat Xingu 2023 - Festival Internacional de Chocolate e Cacau, que aconteceu de 15 a 18 de junho, com um público superior a 100 mil pessoas, no recém reformado Centro de Eventos "Vilmar Soares". 


Tags

Bastidores Políticos Turismo