Turismo & Economia

Aprovada na Câmara Federal, a Reforma Tributária ainda vai passar pelo Senado. Ainda assim, sua aprovação foi muito celebrada nos últimos dias por muitos setores. Não passou despercebido aos olhares da mídia alguns aspectos desse tema. O primeiro é que Celso Sabino, que deve tomar posse no Ministério do Turismo (MTur) nos próximos dias, sempre esteve no centro de discussões sobre a necessidade dessa reforma.
O segundo ponto é que, estando ele na pasta do turismo, agora pelo União Brasil, terá grandes desafios considerando que, das mais de 60 atividades ligadas direta e indiretamente ao setor econômico do turismo, somente algumas foram beneficiadas com a Reforma.
Caberá a ele ampliar os recursos a serem investidos pelo MTUR no fortalecimento do setor e, ao mesmo tempo, assumir a linha de frente de diálogo com as reivindicação dos setores que não foram contemplados.
A esperança é que esse aumento seja possível via Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Vamos esperar para ver. Primeiro, ele precisa resolver esse desafio que está sendo, sentar-se na cadeira do MTUR, cujo orçamento previsto para o turismo este ano é de R$ 692 milhões.
Leia mais sobre o assunto no Mercado e Eventos
Reforma Tributária: Turismo vai lutar por alíquota menor para todos os setores no Senado