ECOTURISMO & PROTEÇÃO AMBIENTAL
Foto: Jaime Souzza / Norte Energia
O Rio Xingu, um dos mais belos e importantes da Amazônia, recebeu um cuidado especial no último sábado (22), ao ser o cenário da I Remada Ecológica Voluntária da Norte Energia. Participaram da ação, realizada com o apoio Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (Creax), cerca de 30 pessoas, entre elas colaboradores da concessionária da UHE Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% brasileira, que abastece com energia limpa e renovável vários estados brasileiros.
Durante o evento, os canoístas tiveram a oportunidade de recolher os resíduos encontrados no caminho, contribuindo para a diminuição da poluição das águas e protegendo a fauna aquática, interagindo com a natureza exuberante do Xingu. A programação teve início às 8 horas da manhã, e os participantes, em caiaques e embarcações de apoio, percorreram cerca de 5 km, na margem do rio que banha a cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, onde está localizada a sede da Norte Energia e parte das instalações de Belo Monte.
considerou a experiência muito gratificante.
O Analista de Comunicação da Norte Energia, Helder Lana, foi um dos voluntários na ação e considerou a experiência muito gratificante. “Todo morador desta região tem que ter essa experiência de remar no rio Xingu, de estar em contato com a natureza e, acima de tudo, de fazer a conservação ambiental, retirar lixo e resíduos das margens e manter o rio limpo. É de suma importância para todos nós que essa conscientização ambiental se divulgue, para que todos mantenham o rio e as praias limpos”, comentou ele, que nasceu em Belém e defende que todo amazônida deve assumir essa responsabilidade de conservar os habitats da Amazônia.
Segundo dados levantados pelo Creax, nesta última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado e que, anualmente, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas. Os brasileiros produzem cerca de 11,025 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, descartando boa parte indevidamente nos rios, inclusive no Xingu, colocando em risco a vida humana, a dos peixes e a permanência de suas cachoeiras e corredeiras.
20 sacos de 100 litros com lixo.
“A gente tinha a meta de cada pessoa ali ter um saco de lixo para poder fazer a coleta. Foram coletados cerca de 20 sacos de 100 litros cada com lixo plástico”, informou Diego Amorim, Supervisor Socioambiental do Creax, ao explicar que os resíduos, principalmente o plástico, podem levar cerca de 400 anos para se decompor, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Essa decomposição é variável, dependendo do tipo de material plástico. “Mesmo se tornando micropartícula, o resíduo não vai ser eliminado, permanecendo poluindo o meio ambiente”, ensinou.
Entre os espaços do rio Xingu percorridos pela equipe da I Remada Ecológica Voluntária estava a área próxima ao bairro Tavaquara, construído pela empresa. A ação foi finalizada por volta das 10h30, nas proximidades da orla de acesso à Peixaria Ver-o-Rio, onde os remadores foram recebidos pelo superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo, pela imprensa local, entre outros voluntários da ação.
Poluição - A atividade foi realizada no âmbito do Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT) e do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Belo Monte, que tem por finalidade promover a educação ambiental e sensibilizar públicos diferenciados na comunidade em que está inserido o empreendimento.
Trabalhadores (PEAT) e do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Belo Monte.
Para Camillo, a principal meta da Companhia foi alcançada com a ação, ao sensibilizar os participantes sobre a importância de não deixar resíduos na natureza. “A Norte Energia tem esse compromisso com o meio ambiente, e essa ação, voltada aos nossos colaboradores e comunidades do entorno, visa sensibilizar a população de que não se deve jogar lixo no rio, o que é prejudicial para a qualidade da água, e é letal para os peixes, para os quelônios. Então, não se deve, em hipótese alguma, jogar lixo no rio, ainda mais o Xingu, que é a morado do nosso povo, é o recanto de pesca artesanal, pesca esportiva é a casa da Usina Hidrelétrica Belo Monte”, destacou o superintendente.
SOBRE O RIO XINGU - O rio Xingu é um dos mais exuberantes do mundo, um dos mais importantes do Brasil. Com cerca de 1979 quilômetros de extensão, nasce no estado do Mato Grosso e desagua no rio Amazonas. No Pará, banha as cidades de São Félix do Xingu, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Altamira. Fonte de muitas riquezas, o Xingu também abriga a Hidrelétrica Belo Monte, a maior 100% brasileira.