DIÁLOGOS AMAZÔNICOS

Vice-secretária-geral da ONU discute desafios ambientais em visita ao Pará

Amina Mohammed participa de evento no Hangar Centro de Convenções da Amazônia entre os dias 04 e 06 de agosto

Amina Mohammed, vice-secretária-geral das Nações Unidas, já está no Brasil para participar de debates relacionados a compromissos climáticos do país. O convite foi feito pelo Governo Federal enfatiza a relevância global das medidas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, destacando especialmente a questão crucial da Amazônia.

Amina se reunirá com autoridades de alto escalão do governo, representantes da ONU e membros da sociedade civil para abordar o papel crucial do Brasil na aceleração das iniciativas direcionadas à agenda da COP-30 e aos compromissos climáticos estabelecidos internacionalmente.

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS

Uma das etapas mais marcantes da visita será a incursão da vice-secretária-geral na região amazônica, com destaque para o estado do Pará. A vice-líder da ONU vai participar de encontros em Belém, durante os os ‘Diálogos Amazônicos’, entre os dias 04, 05 e 06 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Um fluxo estimado de mais de 10 mil pessoas é esperado para percorrer a região dos Diálogos, participando das cinco plenárias principais, quatro plenárias transversais e em mais de 400 eventos programados por movimentos sociais, organizações e entidades governamentais do Brasil e de outras nações que compõem o cenário da região amazônica.

O evento é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores e diversos outros ministérios e conta com a cooperação entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, coordenador dos Diálogos Amazônicos, lembra que o evento traz para a Cúpula da Amazônia, que acontece em seguida (nos dias 08 e 09 de setembro), a voz dos povos da região e vai apresentar aos chefes de estado, um diagnóstico atual de como vive a população e a floresta em si. 

Uma perspectiva ainda mais significativa está à frente também, uma vez que o estado do Pará receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP-30, em 2025. A escolha do Brasil como anfitrião reforça seu papel central no debate global sobre ações climáticas e o compromisso de contribuir para soluções concretas.
 


Tags

Amazônia Diálogos Amazônicos ONU