FÓRUM DAS CIDADES

Encontro em Belém reúne líderes municipais para debates sobre questões ambientais na Amazônia

Prefeitos da Amazônia Legal se fazem presentes em evento que termina nesta sexta, 04.08

Nesta quinta-feira, 03, foram realizados os primeiros encontros do Fórum das Cidades Amazônicas no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), em Belém. O evento reuniu prefeitos (as), entre outras autoridades de cidades da Amazônia Legal, com o intuito de promover uma ampla discussão sobre a região e propor políticas públicas para a maior floresta tropical do planeta.

Mais de 15 instituições estão colaborando na organização do fórum, incluindo a Prefeitura de Belém. “Precisamos pensar em questões de infraestrutura para a região e entender que devemos ter um fórum permanente de discussões para o desenvolvimento dos povos amazônidas. O que estamos realizando é, sem dúvida alguma, um marco para todos que pensam de dentro pra fora da Amazônia”, enfatizou o prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues.

"A Amazônia, que é uma floresta rica em biodiversidade, também é habitada por um povo. Somos uma região urbanizada que requer políticas públicas específicas. Portanto, este evento irá demonstrar isso, com a expectativa de que a Carta de Belém seja elaborada ao final das discussões, onde serão expressos os desejos das cidades amazônicas, para posterior apresentação na Cúpula da Amazônia", completou Edmilson.

Quem também marcou presença no evento foi a secretária de Meio Ambiente de Paragominas, que exaltou a importância da conexão entre municípios de todo o Pará em eventos desse porte. “É uma maneira de conhecerem o que estamos fazendo pelos nossos municípios, trocarmos informações e agirmos todos juntos em prol da Amazônia e dos povos que habitam em todas as regiões”, exaltou Amanda.

O evento foi idealizado pela Prefeitura de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), em colaboração com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Ministério das Cidades (MCID), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).

Prefeitos da Amazônia Brasileira Unem Forças para Formulação de Políticas Públicas

No Fórum das Cidades Amazônicas, que conta com o apoio da renomada Frente Nacional de Prefeitos, busca-se também a consolidação de estratégias que impulsionem o desenvolvimento equitativo e sustentável da região. Nesse sentido, um esforço conjunto está sendo realizado, com a participação crucial do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, que tem Jader Filho como titular.

A parceria entre as autoridades federais e os líderes municipais é uma demonstração concreta do compromisso em abordar os desafios complexos enfrentados pela Amazônia. O evento transcende fronteiras nacionais, contando com a participação de representantes de oito países da América Latina. Essa diversidade de perspectivas enriquece os debates, permitindo a troca de ideias e experiências entre líderes regionais. Um destaque especial vai para a presença de Mirabal Yamilet, prefeita de Artures, na Venezuela, que enfatizou a riqueza da participação dos povos indígenas nas discussões.

O Fórum Amazônico continua nesta sexta-feira, 04, prometendo promover discussões profundas e a formulação de estratégias concretas para garantir um futuro sustentável e próspero para a Amazônia e suas comunidades.
 


Tags

Amazônia Belém cop-30 Pará