PARÁ

Petrobras realiza treinamento de reabilitação de fauna em Belém

O objetivo do treinamento é preparar profissionais para cuidados com animais em caso de  acidentes ambientais

A Petrobras realizou, nesta quarta e quinta-feira, no Centro de reabilitação e Despetrolização de Fauna (CRD-Belém), capacitação para profissionais que atuam na preservação ambiental da região Norte. 

O objetivo do treinamento é colaborar para que os profissionais de diferentes órgãos e organizações da região estejam aptos a atuar em cuidados com animais em caso de  acidentes ambientais. 

Para Camila Mayumi, bióloga coordenadora do Centro, a iniciativa é uma maneira de potencializar o uso do espaço, aberto em janeiro. 

“Estamos mobilizados não só como uma exigência a ser cumprida para a perfuração, mas também para impactar positivamente onde atuamos. Por isso, acreditamos que esse tipo de treinamento fortalece nossa rede local e torna profissionais mais qualificados para a região, deixando um importante legado”, afirma. 

Nestes dois dias de encontro, participaram 11 profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Centro de Triagem de Animais Silvestres da Ufra, Projeto Bioma, Instituto Bicho d'água, Projeto de Monitoramento de Desova de Tartaruga Marinha (PMDTM), além da Clínica Cora. 

O CRD - Construído no distrito de Icoaraci, em Belém, para atender uma das exigências do Ibama para o licenciamento da perfuração de um poço para pesquisar petróleo na chamada Margem Equatorial, a unidade tem o objetivo de resgatar e reabilitar animais oleados na região. 

A estrutura conta com seis salas para atendimento e manejo veterinário emergencial de diversos animais simultaneamente, tanto avifauna quanto fauna aquática.

O espaço conta com ambientes de triagem, estabilização, despetrolização - que é o processo de retirada de óleo do animal -, secagem, reabilitação e soltura.


Tags

Amazônia Sustentabilidade