Cultura
Um dos mais tradicionais Círios da região iniciou com uma missa campal na Agrovila de Boa Vista, celebrada pelo Padre Adriano Nogueira, com a participação do grupo de canto Menino Jesus, da paróquia de Santa Cruz do bairro da Saudade.
Após a troca do manto de Nossa Senhora, que é confeccionado há mais de 50 anos, pela artesã Graça Wanzeler, a imagem seguiu em romaria fluvial pelo rio Apeú, até a comunidade quilombola de Macapazinho, acompanhada por várias embarcações.
Na chegada, a berlinda foi recebida com aplausos por centenas de devotos; logo em seguida aconteceu a procissão pelas ruas da localidade e que finalizou com a missa campal ao lado da igreja.
O prefeito de Castanhal Paulo Titan, o vice Ênio Monteiro, a deputada estadual Paula Titan, vereadores e secretários municipais acompanharam a programação.
“Nós não poderíamos deixar de participar dessa manifestação de fé, e de poder contribuir com essa festa religiosa trazendo benefícios através da prefeitura. Que Nossa Senhora proteja a nossa população e que ela esteja no coração de cada um de nós”, disse o prefeito.
A comunidade quilombola de Macapazinho vêm recebendo diversas melhorias feitas pela administração municipal; a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso a comunidade, paisagismo, limpeza de vias públicas e recuperação de ramais.
“Nós agradecemos essa atenção que o prefeito Titan tem dado a nossa comunidade de Macapazinho. O asfalto era o nosso sonho e agora é realidade. Faz com que melhore o nosso deslocamento, traz de volta os turistas e colabora com a nossa maior festa religiosa, que é o nosso Círio”, agradeceu seu Teodoro Monteiro, um dos mais antigos moradores da localidade.