Comunitária
(Foto: )
A Prefeitura de Palmas, juntamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), tem se destacado por seu programa pioneiro Hortas Comunitárias, que atualmente abrange 22 espaços em toda a Capital. Com mais de 500 famílias diretamente envolvidas e cerca de duas mil indiretamente beneficiadas, o projeto tem transformado áreas próximas às residências em locais de cultivo de alimentos frescos e saudáveis, promovendo renda, socialização e uma alimentação mais adequada.
A iniciativa, coordenada pela Seder, oferece assistência técnica aos produtores, fornecendo insumos como adubos, sementes e defensivos naturais. Essa abordagem tem gerado resultados notáveis, com hortaliças de qualidade como alface, cebolinha, coentro, rúcula, couve e diversas pimentas sendo cultivadas, além de plantas medicinais que complementam a produção.
As hortas comunitárias, juntamente com as feiras livres, têm raízes profundas na tradição local, atendendo à demanda por alimentos frescos e de qualidade. Além de contribuírem para a segurança alimentar, esses espaços promovem o convívio comunitário e a conexão com a natureza, oferecendo benefícios tanto físicos quanto mentais.
O programa é o mais antigo da prefeitura e opera ininterruptamente desde sua fundação em 1991, destacando-se como um pilar importante da cidade. Mariana Gomes Pereira, uma das participantes do projeto, compartilha que iniciou sua jornada na horta da Arse 122 (1206 Sul) há uma década. Suas hortaliças, que variam de alface a pimentas diversas, não apenas são uma fonte de renda, mas também um exemplo do potencial de transformação oferecido por essas hortas.
As hortas comunitárias da Capital representam uma abordagem sustentável para promover a segurança alimentar, estimular a economia local e fortalecer os laços entre os membros da comunidade.
Texto: Luís Felipe Da Silva Alves - estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Secom
Tags
SEDER Hortas Comunitárias
Relacionadas
-
Balanço de gestãoAgricultura em Palmas avança com foco no desenvolvimento rural e apoio à agricultura familiar
-
Desenvolvimento RuralSeder inicia reforma de ponte sobre córrego Taquarussu
-
Desenvolvimento RuralApós 21 dias de cultivo, mudas de alface são distribuídas em hortas comunitárias
-
Desenvolvimento RuralSeder planta 12 mil mudas de alface para distribuir nas hortas comunitárias
-
Agrotins 2024Cultivo protegido de hortaliças com economia de água é a novidade da Fazendinha do Calor Humano
-
Agrotins 2024Fazendinha do Calor Humano está quase pronta para encantar pequenos agricultores
-
Segurança alimentarDez empresas de Palmas recebem certificados de renovação do Selo de Inspeção Municipal