DIA DA AMAZÔNIA
No Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aproveitou uma sessão de homenagem para ressaltar os esforços e conquistas na luta contra o desmatamento e as mudanças climáticas. Ela destacou uma queda de 42% no desmatamento do bioma amazônico nos primeiros sete meses de governo.
Além disso, a ministra afirmou que houve estabilização do desmatamento no Cerrado, que estava em tendência de alta, e redução de mais de 50% no desmatamento na Mata Atlântica. Esses avanços foram possíveis devido ao aumento significativo na capacidade de fiscalização dos órgãos ambientais, que registrou um aumento de quase 200%.
Marina Silva enfatizou que, além de combater queimadas e desmatamentos, o objetivo do governo é criar um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Ela destacou: "O que nós queremos não é apenas fazer com que haja redução do desmatamento por ação de comando e controle dos órgãos ambientais. Nós queremos é um novo modelo de desenvolvimento sustentável, que considere a bioeconomia e respeite as populações locais."
Paragominas e os avanços contra o desmatamento
Nesse contexto, o município de Paragominas se destaca como um modelo inspirador de enfrentamento às mudanças climáticas e ao desmatamento. O Projeto Paragoclima, implementado na gestão da secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente, Amanda Purger, tem desempenhado um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis.
O projeto tem como objetivo equilibrar o balanço de carbono do município e combater principalmente o desmatamento ilegal. Paragominas tem registrado resultados positivos, com uma queda significativa nos índices de desmatamento, demonstrando que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.
Marina Silva ressaltou ainda outras ações governamentais voltadas para a economia sustentável, como a retomada da demarcação de terras indígenas e a criação de unidades de conservação. Ela enfatizou que essas políticas ambientais visam fortalecer a democracia, combater as desigualdades e respeitar as populações tradicionais.
É importante destacar que, em agosto, o governo anunciou uma redução de 66,11% no desmatamento na Amazônia, representando uma conquista significativa para a proteção da maior floresta tropical do planeta. Esses resultados são fruto do compromisso do governo e de municípios como Paragominas, que se empenham na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável.