CARTA AMAZÔNIA



Foto: Shutterstock
O aumento das discussões sobre financiamento climático e transição para uma economia de baixo carbono tem levado os estados da Amazônia Legal a intensificarem as negociações de créditos de carbono.
Em 2022, durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27, esses esforços ficaram evidentes. Os governos do Amazonas e do Pará assinaram uma carta de intenções junto à Coalizão LEAF, sigla em inglês que significa Diminuindo as Emissões ao Acelerar o Financiamento Florestal. Um fundo de investimentos internacional bilionário para impulsionar as negociações de créditos de carbono com alto valor agregado.
Outro exemplo de estado da Amazônia Legal que tem avançado com negociações de créditos de carbono é o Acre. O estado é pioneiro em políticas de REDD+, sigla que significa Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal. O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa originados do Desmatamento e da Degradação florestal. Esse incentivo prioriza o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal.
As especulações sobre o mercado de redução CO² e os efeitos positivos e negativos provocados pelas negociações de créditos de carbono na região amazônica são o tema da 15ª edição do podcast Carta Amazônia. O programa recebe o pesquisador Eufram Ferreira do Amaral, doutor em Agronomia e ex-secretário de meio ambiente do Acre; e Shigueo Watanabe Junior, físico especializado em mudanças climáticas e pesquisador do Instituto ClimaInfo.
Entre os principais assuntos abordados no episódio estão a regulamentação desse mercado, o alerta sobre as mudanças climáticas, a especulação financeira e os conflitos agrários gerados por projetos de carbono na região.
O podcast das multivozes
O podcast Carta Amazônia é um projeto do site Carta Amazônia, produzido com o apoio da ONG Repórteres Sem fronteiras. O episódio completo está disponível no YouTube, no Spotify, no Amazon Music ou no seu tocador preferido de podcast.