COP-30
O Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém (FMMCB) realiza nesta segunda-feira, 11, um encontro preparatório para o debate de soluções para os problemas ambientais e climáticos que impactam a capital paraense. Belém foi escolhida para ser sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.
O encontro reúne integrantes de segmentos sociais e representantes dos poderes públicos no auditório da Escola Municipal Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, até o próximo dia 18.
Segundo o coordenador do FMMCB, Sérgio Brazão, o encontro busca uma representação o mais democrática possível para compor o Fórum. “Durante esta semana iremos realizar eleições entre as setoriais para compor o fórum e contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado para Belém”, explica Brazão.
Empreendedorismo com sustentabilidade
Pela manhã, deste primeiro dia do encontro, o debate foi realizado com a classe dos empresários do segmento de eventos, bares, restaurantes, turismo, comércio e outros. A Associação dos Empreendedores da Ilha do Combu (AEIC) foi uma das instituições presente.
“Nós fazemos questão de participar desse fórum e desse debate para juntos construirmos uma política, que junte o empreendedorismo com sustentabilidade, principalmente em nossa ilha, que é uma área de preservação ambiental”, ressaltou Rosivaldo Quaresma, presidente da AEIC.
À tarde, o encontro reuniu a classe trabalhadora com representantes de associações e categorias para ouvir e construir políticas na perspectiva de um futuro sustentável para a capital que sediará a Conferência das Partes sobre o Clima (COP-30), em novembro de 2025.
Na reunião os participantes escolherão representantes e suplentes para compor de forma democrática o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém (FMMCB).
"Pra gente é muito importante poder escolher um participante que esteja engajado com a nossa categoria. Nós tacacazeiras, que somos patrimônio cultural, é muito importante estarmos dentro desse projeto fomentando o turismo e a gastronomia da nossa cidade", contou a líder da Associação das Tacacazeiras e Comidas Tipicas de Belém, Neide Juliane Sobrinho, 39 anos, há 27 no ramo.
Cooperação - Para a a presidenta da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Belém (Concaves) e representante da Central das Cooperativas Metropolitanas do Pará (Cent-PA), Debora Baía, "nada melhor do que ouvir nós belenenses e cada serviço com as características. Isso é muito importante pra gente poder ajudar a gestão", afirmou.
A assessora de Relações Institucionais da Prefeitura de Belém e uma das coordenadoras do Fórum Municipal, Marinor Brito, ressalta que é necessário "dar passos qualitativos com a parceria de cada segmento social para superar desafios e conquistar um futuro em benefício da população de Belém".
Tags
cop-30
Relacionadas
-
COP-30
Delegação de Belém no Panamá defende parcerias para reforçar ações em infraestrutura, saneamento e transporte
-
COP-30
Parceria promove especialização em Educação Ambiental para gestores da rede municipal de ensino
-
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Belém e RMB são incluídas no programa de inovação e tecnologia do Governo Federal CITinova
-
SOCIODIVERSIDADE
Belém debate a importância dos movimentos sociais regionais nos Diálogos da Amazônia
-
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Secretária da Presidência da República visita Belém para articular evento de escuta da sociedade civil
-
INFRAESTRUTURA
Prefeitura de Belém encerra programação de evento preparatório para a COP-30
-
DESENVOLVIMENTO
Prefeitura de Belém inicia as plenárias preparatórias para a 7ª Conferência Municipal da Cidade
-
NESTA QUARTA, 17
Belém será destaque em reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente, em Brasília
-
COP-30
Projetos de desenvolvimento urbano executados pela Prefeitura de Belém são apresentados ao BID
-
FUTURAS PARCERIAS
Prefeitura busca recursos junto a presidência da Caixa Econômica, em Brasília, para concretização de projetos