Ação de cidadania
A expedição “Marajó 360º”, já considerada a maior ação de cidadania da história da Defensoria Pública do Estado do Pará, entra na reta final com a marca de 20.347 atendimentos. Até o próximo dia 19 de setembro, a embarcação ainda passará pelos municípios de Afuá e Chaves, levando os serviços de atendimento jurídico, emissão de RG e CPF, emissão de Carteira de Trabalho Digital, encaminhamento para 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, reconhecimento de paternidade e foto 3x4.
Em Afuá, a expedição chega na sexta-feira (15) e sábado (16). A última ação do “Marajó 360º” será no município de Chaves, nos dias 18 e 19 de setembro.
A expedição começou no último dia 23 de setembro, quando a embarcação partiu da área portuária de Belém rumo aos municípios do arquipélago. Nove municípios são beneficiados nesta edição da ação. Nas últimas semanas, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Portel, Melgaço e Gurupá (Itapuã) foram as cidades atendidas.
A iniciativa tem como objetivo garantir serviços de cidadania e assistência jurídica para mais de 27 mil marajoaras. O Arquipélago do Marajó é considerado a maior ilha fluvial do mundo, composta por mais de 2,5 mil ilhas e uma população estimada em 550 mil pessoas.
"À medida que nos aproximamos da reta final do Marajó 360º, é impossível não refletir sobre a magnitude do que conquistamos até agora. Com mais de 20 mil atendimentos realizados, estamos fazendo história e deixando uma marca na vida das pessoas do Marajó. Cada atendimento não representa apenas um número em nossa estatística, mas sim uma história, uma família, uma comunidade que recebeu assistência jurídica e social quando mais precisava. Este é um feito notável, um testemunho do compromisso inabalável de nossa equipe e de nossos parceiros. Mas não podemos nos acomodar agora. Na reta final, devemos redobrar nossos esforços, assegurando que cada atendimento seja feito com a mesma dedicação e empenho que nos trouxeram até aqui. Juntos, vamos fazer a diferença nas vidas das pessoas do Marajó", destaca o defensor público-geral João Paulo Lédo.
O “Marajó 360º” é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do programa Balcão de Direitos, e do Governo do Estado, com parceria da Polícia Civil, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, da Receita Federal, do Instituto Nacional de Seguro Social, do Departamento Estadual de Trânsito e do Ministério Público do Estado do Pará.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.