COP-30

Parceria promove especialização em Educação Ambiental para gestores da rede municipal de ensino

Com o objetivo de preparar Belém para recepcionar a Conferência Anual da ONU para o Clima (COP-30), em novembro de 2025, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), deve formalizar uma parceira com a Universidade de Federal do Pará (UFPA), para promover o curso de especialização em Gestão Escolar com Ênfase em Educação Ambiental destinada aos gestores escolares da rede municipal de ensino.

A proposta foi apresentada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e está sob análise dos educadores do Centro de Formação Paulo Freire. O curso, coordenado pelo professor José Bittencourt, terá uma carga horária de 410 horas e deverá ofertar, inicialmente, 60 vagas.

Fomento ao debate

A ideia é contribuir com a implementação de medidas de fomento ao debate sobre mudanças climáticas, assegurar melhoria da gestão escolar às práticas pedagógicas de Educação Ambiental, além de potencializar a capacidade crítica, criativa e inovadora nas unidades educativas em relação à crise ambiental contemporânea, com foco na promoção da justiça ambiental e transformação social.

A escola, enquanto espaço formativo reconhecido socialmente pelo processo de ensino e aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e idosos, deve promover a Educação Ambiental a partir de práticas pedagógicas e do cotidiano das salas de aula”, defende o professor Alberto Damasceno, presidente do CME.

Ele explica que o Brasil possui um marco regulatório consistente para a implementação de ações de Educação Ambiental nos âmbitos federal, estadual e municipal. Além da Constituição Cidadã, há um conjunto de legislações e documentos normativos para a orientação da gestão e da prática pedagógica nas unidades de ensino brasileiras.

O processo formativo na educação municipal também é uma das ações da Prefeitura de Belém com vistas à realização da COP 30, porque importa para as presentes e futuras gerações diante da necessidade de mitigar os efeitos do caos climático perceptível em todo o mundo”, pontua o coordenador do Comitê Municipal da COP 30, Luiz Araújo.

Processos formativos contínuos

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, reforça que é uma diretriz da atual gestão trabalhar com processos formativos contínuos e permanentes para capacitação, qualificação e requalificação dos profissionais da Educação. “Portanto, mais uma possibilidade de assegurar formação para nossos educadores é extremamente bem-vinda, especialmente diante da proximidade de um evento de tamanha importância para nós, amazônidas, como será a COP-30”, destaca a titular da Semec.

O curso é baseado nas ideias freireanas da educação popular, ecologia política e nas concepções decoloniais, orientações já adotadas nas escolas da rede municipal de ensino de Belém.


Tags

cop-30