TOCANTINS
Uma viagem pelo mundo da dança com diversidade de ritmos, emoção e dedicação marcaram a final do 2° Dança Tocantins das Escolas Estaduais, realizada nessa sexta-feira, 22, em Gurupi. Ao todo, 70 estudantes disputaram nas categorias Solo, Grupo e estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Essa última categoria foi criada nesta edição como forma de fomentar a educação inclusiva.
A cada apresentação, a plateia vibrava com aplausos em reconhecimento ao talento, a dedicação e a superação dos dançarinos e dançarinas que brilharam no palco do concurso promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A competição visa promover a prática da dança entre os jovens, além de reviver e fortalecer os projetos artístico-culturais nas unidades escolares do Tocantins.
As apresentações foram avaliadas nos quesitos qualidade artística e técnica, criatividade, sincronia e estrutura coreográfica, pelo corpo de júri, composto por cinco grandes nomes da dança tocantinense e do Brasil.
Vencedores
Na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, os vencedores foram: 1° lugar – Yasmin Vieira, Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho da SRE Araguaína; 2° lugar – Grupo Cromossomos 23, Colégio Estadual Idalina de Paula, da SRE de Paraíso do Tocantins; e 3° lugar – Ana Karolina, Colégio Estadual Alfredo Nasser da SRE de Porto Nacional.
No solo, os premiados são: 1° lugar – Luís Fernando, Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres da SRE Guaraí; 2° lugar – Iago Nascimento, Colégio Militar do Tocantins Euclides Bezerra Gerais da SRE Arraias; e 3° lugar – Daniela Batista, Colégio Militar do Tocantins Duque de Caxias, da SRE Palmas.
Nas apresentações de grupos, os grandes vencedores foram: 1° lugar – Dança CMTO, Colégio Militar Presidente Costa e Silva da SRE Gurupi; 2° lugar – EGC Movimento, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso da SRE Palmas; e 3° lugar – Trilunas, Escola Estadual Professora Silvandira Sousa Lima da SRE Araguaína.
Os campeões do 1° lugar levaram para casa um notebook; do 2° lugar, um celular; e do 3° lugar, um tablete, além de medalhas e do reconhecimento do talento demonstrado em cada apresentação. As escolas campeãs foram premiadas com um notebook.
Emoção
Emocionada pelo 1° lugar na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, Yasmin Vieira destacou o papel da dança em sua vida. “A dança significa muito para mim, representa superação e ajuda a melhorar meu desempenho na escola. Ela me dá confiança. Estou muito feliz e grata”.
Luís Fernando Araújo Nascimento fez uma apresentação brilhante e conquistou o 1° lugar na categoria solo. “É a minha primeira participação e a sensação é incrível. Comecei a dançar escondido quando tinha sete anos e, ao longo do tempo, estava ficando desanimado, porque não tinha oportunidades. Mas outras pessoas me deram força para continuar e, agora, estou aqui, sem a intenção de parar. O sentimento que tenho é de pura felicidade e amor”.
Ayara Tanaka Benevides é uma das integrantes do grupo de Dança CMTO, vencedor na categoria grupo. “Estamos muito felizes. Foi um período de nervosismo, estamos desde março ensaiando para chegar aqui e conseguir trazer mais um prêmio para nossa escola. A dança representa uma segunda casa, um lugar onde posso expressar minha mente. É onde enfrento desafios, corrijo meus problemas e me sinto livre. Dançar é onde encontro descanso e liberdade”.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, informou que o concurso foi um sucesso. “Estou muito feliz, extremamente satisfeito e principalmente, impressionado com a participação e o envolvimento dos estudantes e das unidades escolares. Acredito no poder da arte como ferramenta de aprendizagem e integração. Parabéns a todos”.
2° Dança em números
Além dos 70 finalistas, cerca de 450 estudantes participaram das etapas realizadas nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) realizadas nos meses de maio e junho, por votação on-line no Instagram do projeto @danca.tocantins envolvendo mais de 177 mil seguidores.
Tags
Amazônia
Relacionadas
-
AMAZÔNIA
Floresta Estadual do Paru, em Almeirim, será elevada à categoria de Proteção Integral
-
AMAZONAS
Dança contemporânea, folclórica e música popular na agenda do teatro Amazonas em agosto
-
ACRE
Campanha Respire Vida vai combater queimadas e desmatamento
-
inscrições abertas
Seguem abertas as inscrições para os “Diálogos Amazônicos”, evento internacional em Belém
-
AMAZONAS
Mais de R$ 1,5 milhão em fomento para agricultores de Manacapuru (AM)
-
MATO GROSSO
Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até segunda-feira (24)
-
CÚPULA DA AMAZÔNIA
Inscrições abertas para atividades e participação nos Diálogos Amazônicos
-
RORAIMA
Roraima apresenta roteiros no 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa Regional de Turismo
-
MÚSICA
Sandra de Sá faz show gratuíto em Ananindeua no próximo dia 24
-
TURISMO
Praia do Caripí é melhor opção em Bararena