GUARDA MUNICIPAL

A sessão foi realizada na manhã de quarta-feira, 20, no plenário da câmara de vereadores, em comemoração ao primeiro ano de existência da Patrulha Maria da Penha no município de Castanhal, proposta pelo vereador José Arledo (Zé do Ovo) e contou com a presença de autoridades do poder judiciário, segurança pública, representantes do legislativo municipal, sociedade civil organizada, entidades ligadas aos direitos da mulher e secretarias do município.
Atualmente 200 mulheres são atendidas pela patrulha Maria da Penha, com ordem judicial, através do botão do pânico e 100 mulheres, na modalidade preventiva com medidas protetivas.
A patrulha Maria da Penha é um grupamento especializado composto por 16 agentes, entre homens e mulheres que realizam ações preventivas, educativas e executivas, 24 horas por dia.
De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA), 3.900 mulheres foram vítimas de violência doméstica em Castanhal, durante o primeiro ano de existência da patrulha.
A Guarda Civil de Castanhal dispõe de uma central de atendimento para receber denúncias de violência contra a mulher pelo número 153.
“Não foi fácil criar esse grupamento, mas graças ao apoio da gestão municipal e da deputada Paula Titan, hoje desempenhamos um trabalho efetivo obtendo grandes resultados. E até o final do ano receberemos mais viaturas para o nosso grupamento“, disse o Inspetor Geral da Guarda, Ranildo Freitas.