Cultura

Movimenta Pará leva teatro, dança e música do projeto para Canaã dos Carajás

Iniciativa patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta o espetáculo "Esse Rio é Minha Rua", na Praça Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 13 de outubro.

O encantamento, a alegria e toda a magia da cultura paraense estarão presentes no espetáculo de teatro, dança e música, que será promovido pelo projeto Movimenta Pará, projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com o tema "Esse Rio é Minha Rua", a produção artística será apresentada no dia 13 de outubro, sexta-feira, às 19h30, no Teatro de Arena, localizado na Praça Nossa Senhora de Guadalupe. O espaço fica em frente à Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no bairro Jardim das Palmeiras.

O espetáculo é resultado da oficina de Direção de Arte do projeto Movimenta Pará que reuniu instrutores com larga experiência na produção cênica nacional, como os atores e diretores premiados no teatro, cinema e televisão, Fernanda Vianna (Grupo Galpão) e Rodolfo Vaz; o cenógrafo Carlos Nunes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio); o artista plástico Afonso Camargo que tem seu trabalho reconhecido em todo o estado; e o artista plástico paraense, Robson Lima, também residente em Parauapebas, cidade em que realiza diversos trabalhos na comunidade artística, além de ações com a juventude local.

Para esta apresentação, os dez alunos da oficina tiveram participação ativa e trouxeram propostas para o desenvolvimento do trabalho, que incluiu exercícios práticos de desenho e verificação de medidas para a criação da identidade visual das personagens e do espaço cênico. A coreografia da dança é assinada por Natália Larissa, e a direção teatral por Junior Vaz Canaã. E tem também artistas convidados para o show, são eles: Ana Cleidy, Arlen Vilhena, Elton Carlos, Flores do Carimbó, Girassóis Encantos do Pará, Grupo DMAT – Integração, Nettinho e Thiago Bragança.

A diretora e atriz, Fernanda Vianna, ministrante da oficina de Direção de Arte, acrescenta que o espetáculo será encenado em parceria com os alunos das turmas de iniciação teatral, percussão e dança da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, local em que a oficina foi desenvolvida no mês de setembro. "O espetáculo 'Esse Rio é Minha Rua' é uma singela homenagem ao poeta, cantor e compositor paraense, Paulo André Barata, que morreu no último dia 25 de setembro, em Belém. Os dez alunos que concluíram a oficina continuam participando ativamente da execução do projeto até o dia da apresentação", destaca Fernanda.

Para receber a mostra artística, o Teatro de Arena, que fica na Praça Nossa Senhora de Guadalupe, também passará por uma revitalização e receberá uma nova pintura executada pelo projeto Movimenta Pará.

Fortalecimento do mercado cultural paraense

Dos bastidores aos palcos, o projeto Movimenta Pará segue contribuindo para o fortalecimento, crescimento e profissionalização do mercado cultural paraense. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto atua no amplo escopo da cadeia criativa, contemplando artistas, produtores, gestores, técnicos de diversas linguagens e profissionais do setor administrativo que tenham interesse na pro?ssionalização e promoção de suas carreiras.

Serviço:

O quê? Canaã dos Carajás receberá espetáculo de teatro, dança e música do projeto Movimenta Pará

Quando? 13 de outubro, sexta-feira, às 19h30.

Onde? Teatro de arena que fica na Praça Nossa Senhora de Guadalupe, em Canaã dos Carajás, no bairro Jardim das Palmeiras.

Quem pode participar? O evento é aberto para toda a comunidade


Tags

Canaã dos Carajás Cultura Vale