AÇÃO
Foto: Divulgação
Na manhã de terça-feira, 17, as crianças internadas no Hospital Riomar, da Hapvida NotreDame Intermédica, receberam uma visita super especial. O cão Alecrim, animal treinado para visitar instituições de saúde, escolas, creches e abrigos do estado do Pará, arrancou sorrisos e despertou olhares curiosos e cheios de encanto.
O pet integra o Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará e, desde março de 2022, tem feito a alegria de centenas de crianças durante as visitas entre as instituições de ensino e hospitais. “Alecrim foi treinado desde filhote para se relacionar com crianças. Sua missão é espalhar alegria e amor por onde passa”, destacou a tutora do animal e médica veterinária, tenente Marina Coutinho, que cuida de Alecrim desde quando ele tinha dois meses de idade e que também faz parte do BAC.
A pequena Vitória Maria Leray, de 6 anos, internada há cerca de 15 dias no hospital, vibrou de felicidade com a chegada de Alecrim. “Foi um momento muito importante para minha neta. A internação não tem sido fácil, é algo que tem deixado ela muito estressada e hoje, com essa visita maravilhosa, posso dizer que ela ficou renovada”, comenta Ester Leray, avó de Vitória.
Alecrim também visitou a UTI pediátrica do hospital, onde encontrou o pequeno Arthur Gouvea, de 7 anos, internado há dois meses na unidade. “Meu filho ama animais. Como ele é autista de grau 1, a médica que cuida dele sempre recomenda que ele fique próximo de animais, pois eles auxiliam no desenvolvimento e interação social. E hoje, com certeza, foi um dia especial, em que ele teve a oportunidade de sair da rotina hospitalar e vivenciar algo novo, um recomeço”, explica Lizandra Costa, mãe de Arthur.
A Pet Terapia auxilia na recuperação de pacientes hospitalizados, tornando esse período delicado mais leve e descontraído, minimizando os sentimentos negativos que provêm da internação, contribuindo com a alta hospitalar. “Parece um momento simples, mas que produz esperança e contagia não só as crianças e familiares, mas toda a equipe médica”, ressalta Daniella Souza, coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Riomar.