Final de semana
As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como o próprio Fred Paulino, artista visual e curador, além de idealizador do projeto (foto no abre do release); os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros.
Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Tucumã, os “Businhos” vão acontecer na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elcione Barbalho e na Escola Municipal EMEIF Pró Mulher. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.
O projeto, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, circula ainda por outras cidades da região. Os próximos destinos do Hacklab Volante no Pará são Canaã dos Carajás (27 e 28/10), Paraupebas (3 e 04/11), Marabá (10 e 11/11) e Belém (13 a 24/11) com paradas em Icoaraci, Usina da Paz, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República e Mosqueiro.
O Hacklab Volante é um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento Gambiologia, que se inspira na gambiarra para aplicação na arte contemporânea, um dos fundamentos do movimento.
Completando 15 anos de existência, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra.
A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.
Fred Paulino, coordenador geral e pedagógico do projeto, explica que ele se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, estimular o pensamento crítico e promover acesso e melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.
O ônibus-ateliê-galeria vai cruzar as fronteiras de Minas Gerais pela primeira vez. Até dezembro, ele vai passar pelo Maranhão (São Luís, Arari e Imperatriz e) e Pará (Belém, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Tucumã) antes de retornar a Belo Horizonte. A estimativa de público é de quase dez mil pessoas, entre visitantes, alunos e professores atendidos pelo projeto.
Veja a lista completa de obras e artistas:
- Quadro Gambiológico Sequencial – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)
- Menor Cinema do Mundo – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)
- Máquina de Hipnose – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)
- Cromotópio – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)
- Ludotecnia – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)
- Genius Gigante – jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)
- Máquina de Trotes – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)
- Lavanda – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)
- Máquina de Ritmos – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)
- Reco Synth – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)
- Grilo Solar – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)
- Realejo eletrônico – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)
- Brain Machine – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)
- Circuit Bending Pezinho – circuit bending (Fred Paulino, 2012)
- Atari Punk Console Goiabada – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)
- Manual interativo de ferramentas (Fred Paulino e Sandro Miccoli, 2023)
- Máquina de Raio-X – objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)
Serviço