SAUDE

O município de Castanhal aderiu ao Projeto SÍFILIS NÃO, utilizando o SALUS que é uma ferramenta especializada em monitoramento em tempo real que visa o diagnóstico e Monitoramento dos casos de Sífilis Adquirida, gestantes, congênita e criança exposta. O objetivo desse projeto é erradicar a sífilis congênita.
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2023 tivemos no auditório da SESPA em Belém-Pa a apresentação da Enfermeira Rivânia Oliveira -coordenação municipal de saúde da mulher a falando sobre o processo de Articulação da Rede de Saúde de Castanhal para o processo de Certificação do Selo de boas práticas de Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis no município de Castanhal-Pa entre 2021 a 2023, haja vista que o município está no pleito para a certificação do Selo bronze nas boas práticas para erradicação da sífilis congênita em Castanhal.
A secretária de saúde de Castanhal- Dra Cristina Yokote disse: “O combate à sífilis no município é de extrema importância para a saúde e bem estar dos nossos usuários, tendo em vista a prevenção da sífilis em nossas crianças, que é uma doença crônica, transmissível e precisamos unir forças para combatê-la. Vemos a determinação da Dra Rivânia, juntamente com toda rede de saúde para conseguirmos combater a sífilis congênita no município. ”
A coordenação de saúde da Mulher- Rivânia Oliveira disse:” a importância da certificação do Selo Bronze representa o reconhecimento do trabalho realizado no município, o qual foi fortalecido com as capacitações realizadas para os profissionais da rede de saúde em Castanhal e os profissionais das maternidades, e quem ganha é a nossa população e nossas crianças, que a partir do diagnóstico precoce da sífilis e tratamento adequado nascem saudáveis.”